Abordagem sistemica da administraçao

INSTITUTO TAUBATÉ DE ENSINO SUPERIOR- ITES



















ABORDAGEM SISTEMICA DA ADMINISTRÇÂO




























Taubaté - SP
2011INSTITUTO TAUBATÉ DE ENSINO SUPERIOR- ITES
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS


















ABORDAGEM SISTEMICA DA ADMINISTRAÇÃOTaubaté, SP.
2011










RESUMO




Abordagem Sistêmica da Administração

O biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy elaborou por volta da década de50 um teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que asdescobertas efetuadas em cada ciência pudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria interdisciplinar denominada Teoria Geral dos Sistemas, demonstra o isomorfismo das várias ciências, permitindo maioraproximação entre as suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios entre elas. 
Essa teoria é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser plenamente compreendidos apenas pela análiseseparada e exclusiva de cada uma de suas partes. Ela se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. 
Assim, os diversos ramos doconhecimento até então estranhos uns aos outros pela intensa especialização e isolamento consequente passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas. Dentre eles está a Administração. 
AAbordagem Sistêmica da Administração trata de três escolas principais:
 
· Tecnologia e Administração 
· Teoria Matemática da Administração 
· Teoria de Sistemas 









ABSTRACTThe German biologist Ludwig Von Bertalanffy developed aroundone of the 50 interdisciplinary theory able to transcend the problemsunique to each science and to provide general principles...