ABORDAGEM SIST MICA DA ADMINISTRA O ABORDAGEM DE CONTINGENCIA

2818 palavras 12 páginas
I.

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

O biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy elaborou por volta da década de 50 um teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada ciência pudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria interdisciplinar - denominada Teoria Geral dos Sistemas demonstra o isomorfismo das várias ciências, permitindo maior aproximação entre as suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios entre elas.
Essa teoria é essencialmente totalizante: Ela se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração.
Assim, os diversos ramos do conhecimento passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas. Dentre eles está a Administração.
A Abordagem Sistêmica da Administração é uma metodologia que busca conjugar o conceito de diversas ciências a respeito de um determinado objecto de busca.
Ela trata de três fundamentos principais:




Cibernética e Administração;
Teoria Matemática da Administração;
Teoria de Sistemas.

1. CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO
A Cibernética é uma ciência criada por Norbert Wiener entre os anos de 1943 e
1947, justamente na época em que surgiu o primeiro computador assim como a Teoria de Sistemas.
Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal (homem, seres vivos), seja na máquina. A comunicação é que torna os sistemas integrados e coerentes e o controle é que regula o seu comportamento. A Cibernética compreende os processos e sistemas de transformação da informação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc. de transformação da informação.
A Cibernética é uma teoria dos sistemas de controlo baseada na comunicação
(transferência de informação) entre o sistema e o meio e dentro do sistema, e do controlo
(retroação) da função dos sistemas com respeito ao

Relacionados