Abordagem sistêmica, sua história e importância.

O estudo do tema negociação nos últimos anos, vem passando por um enfoque dinâmico e sistêmico, proporcionando assim aos estudiosos uma visão maisglobal do assunto. Por conseqüência dessa nova visão as teorias clássicas e humanistas foram amplamente criticadas por considerarem estudos isolados que não apresentavam relações lógicas e suasaplicações se tornavam pouco eficiente na prática, uma vez que conheciam o elemento e não o todo.
Hoje os estudiosos voltaram-se para todos os detalhes da negociação para tentar entendê-la como um sistematotal. Esses esforços são baseados em uma abordagem cientifica chamada de: A abordagem sistêmica da negociação.
Para nos auxiliar na compreensão dessa abordagem, partiremos da idéia inicial dobiólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy que elaborou por volta da década de 50 uma teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais emodelos gerais para todas as áreas envolvidas. Segundo essa teoria, os sistemas não podem ser compreendidos plenamente apenas pela analise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. Ela se baseiana compreensão da dependência recíproca de todos os elementos e da necessidade de sua integração. Essa teoria teve ampla aceitação e aplicações em diversas áreas e ficou conhecida como a Teoria Geraldos Sistemas (TGS). Enfim nos últimos 50 anos, um amplo conjunto de metodologias sistêmicas foram aplicadas, visando lidar com problema até então mal estruturados e não solucionados. Com o advento daTGS, tornou-se evidente e indisfarçável a natureza sistêmica das organizações em geral e das empresas em particular. A visão sistêmica, bem como todas as ciências verdadeiras, está baseada em uma buscasistêmica de justiça e ordem no universo.
Com esta projeção os estudiosos administrativos percebem que só uma visão holística de todo o processo da negociação, considerando o ambiente, a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Abordagem sistêmica e o processo de negociação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Abordagem-Sist%C3%AAmica-e-o-Processo-De/16835.html

MLA

"Abordagem sistêmica e o processo de negociação" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Abordagem-Sist%C3%AAmica-e-o-Processo-De/16835.html>.

MLA 7

"Abordagem sistêmica e o processo de negociação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Abordagem-Sist%C3%AAmica-e-o-Processo-De/16835.html>.

CHICAGO

"Abordagem sistêmica e o processo de negociação." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Abordagem-Sist%C3%AAmica-e-o-Processo-De/16835.html.