ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA

892 palavras 4 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ciencias contabeis

ÂNGELO FERREIRA BACELAR NETO

ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA

REMANSO-BA
2009

ÂNGELO FERREIRA BACELAR NETO

ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharel em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica.

Orientador: Profa. Vilma Aparecida Gimenes da Cruz

REMANSO-BA
2009
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo de aprofundar o conhecimento sobre os tipos de abordagens da pesquisa cientifica que geralmente procuram seguir com rigor um plano previamente estabelecido ( baseado em hipóteses claramente indicadas e variáveis que são objeto de definição operacional),a pesquisa qualitativa costuma ser direcionada, ao longo de seu desenvolvimento; alem disso, não busca enumerar ou medir eventos e, geralmente, não emprega instrumental estatístico para analise dos dados; seu foco de interesse é amplo e parte de uma perspectiva diferenciada da adotada pelos métodosquantitativos.

DESENVOLVIMENTO:

Em certa medida, os métodos qualitativos se assemelham a procedimentos de interpretação dos fenômenos que empregamos no nossos dia-a-dia, que tem a mesma natureza dos dados que o pesquisador qualitativo emprega em sua pesquisa. Tanto em um como outro caso, trata-se de dados simbólicos situados em determinado contexto; revelam parte da realidade ao mesmo tempo que escondem outra parte.
A investigação qualitativa, ao inverso da investigação quantitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Este tipo de investigação é indutivo e descritivo, na medida em que o investigador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, em

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas