Abordagem psiceducacional em adultos com tdah

1121 palavras 5 páginas
FICHAMENTO

ASSUNTO(TEMA): Abordagem psiceducacional em adultos com TDAH

Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

REFERÊNCA BIBLIOGRÁFICA:
GREVET, Eugenio Horácio; ABREU, Paulo Belmonte de e SHANSIS, Flávio. Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2003, vol.25, n.3, pp. 446-452. ISSN 0101-8108.
CITAÇÕES:
“O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade(TDAH) é um transtorno psiquiátrico que se caracteriza pela presença de desatenção, hiperatividade e impulsividade (AmericanPsychiatric Association, 1994). O DSM-IV1 exige a presença de, pelo menos, seis sintomas de uma lista de nove de desatenção e/ou seis sintomas de uma lista de nove de hiperatividade-impulsividade para que o diagnóstico seja estabelecido em crianças, adolescentes ou adultos. A partir destes critérios, são identificadas três tipos de apresentações: TDAH subtipo desatento, subtipo hiperativo e subtipo combinado (desatento e hiperativo).”(p.446)
......................................................................................................................................................
“O TDAH causa grande impacto na vida de seus portadores. Estes apresentam relações inter-pessoais instáveis e tumultuadas, baixo desempenho acadêmico e profissional, o que acaba por acarretar enormes prejuízos no funcionamento familiar e social[...]”(pag.446).
““Os pacientes portadores de TDAH apresentam alterações especificas em uma função cognitiva chamada de Função Executiva (FE). Esta é a função mental que coordena a memória imediata, memória imediata verbal, autoregulação dos afetos e permite a reconstituição e análise do próprio comportamento. Alterações nesta função podem acarretar um menor controle dos impulsos, dificuldades de reter informações, respostas verbais

Relacionados