ABORDAGEM POLICIAL

2841 palavras 12 páginas
Al Of PM Leonardo Luís Mense Rodrigues, nº 130, 2º CFOPM
Al Of PM Fábio Eduardo Melo Neves, nº 148, 2º CFOPM

ABORDAGEM POLICIAL

CONCEITO DE ABORDAGEM POLICIAL E BUSCA PESSOAL

Técnica em que o Policial Militar aproxima-se de uma pessoa ou pessoas, a pé, montadas ou motorizadas e que emanam indícios de suspeição; que tenham praticado ou estejam na iminência de praticar ilícitos penais; com o objetivo de investigar, orientar, advertir, prender, assistir, etc.
A abordagem, momento mais crítico, e essência do trabalho policial, o contato com o público faz-se de forma mais intensa e perigosa. Na verdade não se sabe o que poderá acontecer, porém trabalhando dentro da técnica e amparado pela fundamentação legal, a tendência do êxito é quase certa. Deve-se abandonar de vez o empirismo e buscar excelência no profissionalismo para adquirirmos cada vez mais respeito da comunidade, e não o temor, para cumprirmos nossa missão. Os atributos postura, verbalização e preparo técnico e psicológico são extremamente necessários na execução de uma abordagem.
Vale ressaltar que durante uma abordagem, é preciso levar em consideração alguns fatores, como terreno, número de suspeitos, fluxo de via, circulação de pessoas, etc, fatores esses que devem ser calculados pelo policial, geralmente em segundos, visando o melhor desfecho possível, ou a confirmação de um cidadão de bem, ou a prisão de um criminoso, portanto o sangue frio e o bom senso são de suma importância para o cumprimento da missão.
Usa-se o termo busca pessoal para indicar a procura de alguma arma ou objeto relacionado com a infração penal no próprio corpo da pessoa, ou em seus objetos de uso pessoal, como por exemplo em suas pastas, valises, bolsas; assim como em automóveis. É um ato desenvolvido por autoridade policial, através de exame corporal ou de elementos externos sob a posse do revistado, motivada por fundada suspeita que este traga consigo elementos que comprovem a realização de crimes, devendo ser realizado,

Relacionados

  • Introdu o Pesquisa Operacional Hil hellip
    460554 palavras | 1843 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas