Abordagem neoclássica da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF

O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização. Na organização linha-staff há características do tipo linear e do tipo funcional, reunidas para proporcionarem um tipo organizacional mais completo emais complexo. Atualmente, é o tipo de organização mais empregado.

Suas origens remontam à Antigüidade. Autores clássicos fazem referência ao exército do faraó egípcio Tutmés que, por volta de 1500 a.C., já possuía uma assessoria similar a um serviço de inteligência, com rudimentos de um sistema administrativo. Posteriormente as organizações militares evoluíram em tamanho e complexidade,provocando um sistema completo de assessoria aos órgãos de linha.

Com a depressão econômica, entre 1929 e 1932, propagou-se intensamente a utilização de agências de assessoria como um meio de resolver problemas empresariais a baixo custo. A ênfase colocada no planejamento e no controle, o crescimento acelerado das empresas, o avanço tecnológico, a crescente necessidade de especialização, ovolume e complexidade das leis e regulamentações, condicionando e restringindo as atividades das empresas, vieram incrementar a utilização cada vez maior do tipo de organização linha-staff.

Na organização linha-staff existem órgãos de linha ( execução ) e de linha ( apoio e consultoria ) mantendo relações entre si.

DISTINÇÃO ENTRE LINHA E STAFF

Existem dois critérios para se distinguirquais são os órgãos de linha e os de staff.

Relacionamento com os objetivos da organização :

• As atividades de linha estão direta e intimamente ligadas aos objetivos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas a eles indiretamente
• Atividades fins = atividades fundamentais ( linha )
• Atividades meio = atividades de complementares ( staff )

Quase sempre osórgãos de linha estão voltados para fora da organização, onde se situam seus objetivos, enquanto os órgãos de staff são intra-orientados, assessorando os demais órgãos.

Um órgão de linha ou de staff pode ter órgãos subordinados de linha ou de staff dependendo do fato de estarem ou não vinculados diretamente aos objetivos do órgão superior.

Tipo de autoridade :

Os órgãos de linha têmautoridade para decidir e executar as atividades principais, aquelas vinculadas aos objetivos da organização ( autoridade linear ). Os órgãos de staff têm autoridade de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendação ( autoridade funcional ).

De um modo geral, a área de linha tem autoridade para autoridade para executar e decidir os assuntos principais da organização.Sua atividade é decidir, comandar, executar, fazer. A área de staff tem como atividade, pensar, planejar, sugerir, recomendar, assessorar e prestar serviços especializados.

Na organização linha-staff convivem órgãos de linha e de staff. Os órgãos de linha são os que produzem resultados para a organização. Os órgãos de staff são os órgãos de apoio e de auxílio que assessoram os órgãos de linha.As principais funções são :

• Serviços : contabilidade, compras, P&D, propaganda etc.
• Consultoria e assessoria : assistência jurídica, consultoria trabalhista.
• Monitorização : acompanhamento de processos, elaboração de relatórios e pesquisas
• Planejamento e controle

As funções de staff podem existir em qualquer nível de uma organização do tipo linha-staff. À medidaque se sobe na escala hierárquica, aumenta a proporção de funções de consultoria, assessoramento, aconselhamento, aconselhamento e recomendação e diminui a proporção de prestação de serviços especializados.

CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF

A organização linha-staff apresenta características bem mais complexas de que outros tipos de organizações vistos anteriormente. Dentre as...
tracking img