ABORDAGEM HUMANISTICA

625 palavras 3 páginas
1. Introdução O inicio do século XX foi marcado por sérias criticas ao modelo mecanista inserido pela Administração Científica de Taylor, onde o homem é considerado parte da máquina. Surgindo então um movimento que propunha uma nova visão das organizações, mais humana e menos científica.
A abordagem humanística da administração assim como o nome diz, visualiza a organização como um organismo vivo, substituindo o homo economicus pelo homo social. A seguir, veremos como essa evolução aconteceu e os benefícios causados dentro das organizações.

2. Origem da Teoria A abordagem humanística da administração ou teoria das relações humanas, surgiu nos Estados Unidos, logo após as conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi uma forma de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração que enfatizava as tarefas e estrutura organizacional, com autoridade centralizada, enquanto a teoria das relações humanas trata as organizações como grupo de pessoas, inspirada em sistemas de psicologia.

3. Principais Características Características da Teoria das Relações Humanas:
Trata a organização como um grupo de pessoas
Enfatiza as pessoas
Inspirada em sistema de psicologia
Delegação plena de autoridade
Autonomia do empregado
Confiança e abertura
Ênfase nas relações humanas entre as pessoas
Confiança nas pessoas
Dinâmica grupal e interpessoal

4. Ênfase Administração participativa ou Teoria das Relações Humanas é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza a sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações. Nesta forma de gestão é dada a possibilidade aos colaboradores de questionar, propor, opinar e discutir situações da vida e da gestão da organização. Nesse modelo predominam a liderança, disciplina e autonomia. Nas

Relacionados