Abordagem humanista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 116 (28913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente estudo pretende abordar analiticamente a questão referente à gestão do conhecimento por meio da aprendizagem para a competência no contexto do complexo organizacional contemporâneo.
Para tanto, observa-se que o tratamento desta temática leva a delinear questões atinentes à realidade contemporânea empresarial, chegando-se a perceber que um dos indicadores de desempenhoempresarial, talvez o mais importante no atual contexto de mercado, é sua capacidade de atrair, desenvolver e reter talentos.
Com a emergência tecnológica, a globalização da economia e o aumento da competitividade nos negócios, nas organizações e nas carreiras, está afetando, de um modo geral, as sociedades e as pessoas.
O aumento da competição e a maior exigência de padrões elevados dequalificação e desempenho estão crescentes nos mais diversos setores e situações da vida, para que pessoas e organizações possam responder a essas novas condições com sucesso, é necessário que todos desenvolvam suas competências.
A conscientização da necessidade em implementar um programa que possa desenvolver por meio da aprendizagem as competências exigidas, em seqüência mapeá-las e colocá-las emprática, terá como recurso principal e uma maior participação desde o nível estratégico até o operacional, pois é um trabalho que visa resultados a médio e longo prazo.
Por esta razão, nas organizações contemporâneas, o conceito de competência como vantagem competitiva tem levado as mesmas a identificar novas oportunidades de negócios e a utilizar estrategicamente os ativos intelectuais.
O presenteestudo se justifica tendo em vista a necessidade de qualificação e formação tanto dos funcionários como das empresas no mercado atual, tendo em vista a plena vigência da era da informação e conhecimento, requerendo a gestão de conhecimento pautada na aprendizagem para competências.
Desta forma, objetiva o presente estudo tratar o paradigma atual que norteia as organizações contemporâneas,abordar acerca da gestão do conhecimento e analisar o perfil do profissional do conhecimento mediante o processo de aprendizagem para competência organizacional.
Metodologicamente o presente estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de natureza descritiva e bibliográfica, tendo por base a literatura recolhida nas fontes disponíveis em livros, revistas, manuais, publicações e sites da internet,visando, portanto, explorar ao máximo todo cabedal que forneça as ferramentas e instrumentos necessários para abordar e analisar a temática ora estudada.
Neste sentido, o primeiro capítulo deste estudo se destinou a abordar a organização contemporânea a partir da gestão das pessoas mediante a era da informação e do conhecimento.
No segundo capítulo tratou do conhecimento no contextoorganizacional, bem como da gestão do conhecimento na organização contemporânea.
No terceiro capítulo, procurou a partir da aprendizagem para a competência organizacional, traçar o perfil do profissional do conhecimento exigido pela organização contemporânea.
Por fim, no quarto capítulo, apresentou o método proposto para aprendizagem em Gestão de Loja, de acordo com a metodologia pedagógica da Faculdadede Mauá – FAMA.
Buscou, portanto, o presente estudo contribuir para um maior aprofundamento e questionamento acerca da temática abordada.

CAPÍTULO 1

AS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
O mercado cada vez mais competitivo face à globalização e o extraordinário avanço tecnológico levou as organizações a se tornarem cada vez mais dependentes da qualidade do conhecimento que aplicam nos seusprocessos corporativos/empresariais. O desafio de utilizar o conhecimento residente na empresa, com o objetivo de criar vantagens competitivas, torna-se mais e mais um ponto crucial para a sua sobrevivência e daí a necessidade de focarmos a organização na era da informação e conhecimento descrita neste capítulo.

1.1. A organização na era da informação e do conhecimento

Visando conceituar...
tracking img