Abordagem humanística da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As razões que fizeram surgir as Abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração, apontando as principais características de cada proposta.

Abordagem Humanística da Administração:

Segundo Chiavenato (1983, p. 96 e 97), a Teoria das Relações Humanas (também denominada Escola Humanística da Administração), surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência imediata dasconclusões obtidas na Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da administração.
A Teoria Clássica pretendeu desenvolver uma nova filosofia empresarial, uma civilização industrial, na qual a tecnologia e o método de trabalho constituem as mais importantes preocupações do administrador.
Todavia,apesar da hegemonia da Teoria Clássica e do fato de esta não ser questionada por nenhuma outra teoria administrativa importante durante as quatro primeiras décadas deste século, os seus princípios nem sempre foram pacificamente aceitos, principalmente pelos trabalhadores e sindicatos americanos. Num país eminentemente democrático, como os Estados Unidos, os trabalhadores e respectivos sindicatospassaram a visualizar e interpretar a Administração Cientifica como um meio sofisticado de exploração dos empregados a favor dos interesses patronais. A Pesquisa de Hoxie' já fora um dos primeiros alertas à autocracia do sistema de Taylor. Verificou-se que a administração se baseava em princípios inadequados ao estilo de vida americano.
Assim, a Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade dese corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores deveriam forçosamente se submeter.

Conforme Chiavenato (1983, p. 97) as principais origens da Teoria das Relações Humanas são as seguintes:

• A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitosrígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Neste sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para uma democratização o dos conceitos administrativos.
• O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia, bem como a sua crescente influência intelectuale suas primeiras tentativas de aplicação à organização industrial.
• Realmente, as ciências humanas, gradativamente, vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
• As idéias da filosofia pragmática de John Deweyz e da Psicologia DinBmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é considerado o fundador da escola.
• Dewey,indiretamente, e Lewin, mais diretamente, também contribuíram enormemente para a sua concepção. Também a sociologia de Pareto foi fundamental, apesar de nenhum dos autores do movimento inicial ter tido contato direto com a sua obra, mas apenas com o seu maior divulgador na época, nos Estados Unidos.
• As conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação deElton Mayo, pondo em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.

Também segundo Motta (1998, p.23.), a Escola de Relações Humanas surge “com o objetivo, mais ou menos claro, de aumentar a lucratividade através da diminuição dos custos oriundos dos conflitos internos à empresa”. Essa abordagem apresentava como principais características a ênfase no indivíduo de modo que ohomem é considerado como “um ser cujo comportamento não pode ser reduzido os esquemas mecanicistas” e a visão de que o indivíduo é condicionado pelo aspecto social e pelo aspecto biológico de forma simultânea.

Abordagem Neoclássica da Administração:

Conforme Chiavenato (1983, p. 163), apesar de toda a profunda influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa, os...
tracking img