ABORDAGEM ESTRUTURALISTA

439 palavras 2 páginas
Abordagem Estruturalista
A abordagem estruturalista observa como evoluíram as organizações, seus tipos e seus objetivos. Ela faz o estudo de como o homem se insere nesse ambiente e como as estratégias levam aos conflitos juntamente com a evolução das organizações.
Basicamente dentro das organizações, estrutura significa organização, ou seja, retrata como elas estão inseridas dentro de um todo.
Dentro da abordagem estruturalista acontece a junção de duas teorias: a Clássica com seus aspectos formais e a Teoria das Relações Humanas que focava aspectos informais das organizações, com isso a Abordagem Estruturalista tornou-se mais complexa.
Seus principais autores são: Max Weber, Blau e Scott. O estudo da Teoria Estruturalista tem foco em vários tipos de organizações como: organizações culturais, ONGs, presídios, hospitais dentre outros. Cada uma delas tem características especiais com seus conflitos próprios, tudo isso por que existem os interesses das organizações e das pessoas que fazem parte dela.
Etzione diz que os conflitos nas organizações podem ser minimizados, porém nunca irão ser totalmente eliminados, devido ao fato de que cada pessoas pensa de uma maneira diferente, mesmo que estejam levando a empresa para o mesmo lugar.
As organizações são antigas e surgiram devido à necessidade da humanidade. Ao longo do tempo foram se desenvolvendo, passando por quatro etapas até chegar à etapa da Organização.
O homem organizacional é cooperativo e coletivo, por que ele tem o poder de se atualizar e adaptar-se dentro das organizações. Para Etzione existem três tipos de organizações
Coercitivas: o controle é feito por prêmios e punições. Um exemplo seria as prisões;
Normativas: tem como base a moral e a ética. Um exemplo são as igrejas;
Utilitárias: baseiam-se em incentivos econômicos. Um exemplo seriam as empresas privadas.
Essa classificação de Etzione é muito simples, mas outros autores também deram as suas classificações para os tipos de organizações.

Relacionados

  • Psicologia-das-cores
    88519 palavras | 355 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas