Abordagem estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA

Pode-se considerar como as características do estruturalismo a possibilidade de visualizar como as organizações evoluíram; onde se coloca o homem dentro do ambienteorganizacional e como suas estratégias levam aos conflitos e a evolução organizacional.
Chiavenato define estruturas como elementos estáveis que se encontram no tempo e no espaço para formar um todo, jána organização estrutura corresponde pela forma como qual a organização está organizada e estruturada. Contudo esse todo não pode ser considerado um somatório das partes, na estrutura existe entre aspartes, outras relações e cada uma das partes têm propriedades que implicam na dependência do todo.
A interdependência das partes, e o fato de o todo ser considerado bem mais que o somatório daspartes, é a principal característica da abordagem estruturalista.
A abordagem estruturalista é a união e melhoria de duas teorias da administração, a Teoria Clássica (formal) e a Teorias das RelaçõesHumanas (informal) onde Amitai Etzione é considerado o pai desta teoria. Em sua teoria Etzione identificou que dentro da organização existem conflitos de interesses entre as necessidades da organização eas necessidades individuais, onde as mesmas podem ser minimizadas, porém não totalmente eliminadas.
A teoria estruturalista evidencia que com o desenvolvimento das sociedades, as organizações foramtambém se desenvolvendo, surgindo assim organizações pequenas, médias e grandes, publicas e privadas de acordo com as necessidades que podem ser classificadas em quatro etapas:
Natureza: a naturezacomo base única da sobrevivência;
Trabalho: a transformação dos elementos da natureza;
Capital: o capital como fator básico social;
Organização: predomínio da organização e independência em relação anatureza, trabalho e capital, utilizando-se deles para alcançar seus objetivos.
A teoria estruturalista teve foco na organização, em sua estrutura interna e a relação com o ambiente, identificando...
tracking img