Abordagem comportamentalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem comportamentalista:
A) Conceito:
Temos na Abordagem Comportamentalista de Watson, uma idéia que destaca a influência dos fatores externos, do ambiente e da experiência sobre a criança.Ou seja, encontramos uma abordagem onde a idéia principal se vale na premissa de que as ações e habilidades do indivíduo são determinadas por suas interações com o meio em que se encontram, achandoaté algumas similaridades entre o comportamento humano e o animal, pois compartilham e são regidos por certos princípios, o que torna o estudo do comportamentalismo um estudo para ambas as partes.
B)Papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento:
O comportamento tanto animal, quanto humano é afetado pelo ambiente a sua volta. Isso ocorre por que esse comportamento é sempre uma respostaa este ambiente que emite estímulos ao indivíduo, e quando o indivíduo capta estes estímulos através dos sentidos demonstramos mudanças em nosso modo agir, como por exemplo, alterações faciais,mudanças de posicionamento e quaisquer ações que realizamos.
Assim construímos nossa formação, baseada em nossa interação com esse ambiente, pois aprendemos a nos adaptar de acordo com o meio, seguindoregras e padrões e desenvolvendo estes durante o decorrer de nossas vidas.
C) Relação entre desenvolvimento e aprendizagem:
Para o Comportamentalismo, a aprendizagem é algo fundamental e um temacentral, onde suas experiências, tudo aquilo que o indivíduo aprendeu durante sua vida, é o que permite determinar seu comportamento. É possível até afirmar que o comportamentalismo é uma idéia que seconfunde com a teoria da aprendizagem afinal a mesma também busca mostrar e explicar o desenvolvimento e o aprendizado desse comportamento. Esse aprendizado é classificado em dois tipos segundo Skinner:Condicionamento clássico, e condicionamento operante. O primeiro é uma reação do organismo ao meio e não uma ação do organismo sobre o meio. O segundo é uma ação direta do organismo sobre o meio,...
tracking img