Abordagem comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL




A ciência comportamental é uma extensão da teoria das relações humanas, seu objetivo é estudar os fenômenos sociais através dos comportamentos dos indivíduos einfluenciar seus pensamentos, ou seja, entender, controlar o comportamento humana dentro de uma organização.

Existem dos objetivos da ciência comportamental são dois: Fundamental e aplicada.O seu objetivo fundamental como ciência desinteressada do conjunto de fatores básicos do comportamento humano e o desenvolvimento de testes das teorias do comportamento. Para uma visão mais aplicadaa ciência comportamental esta mais preocupada com a aplicação dos fatos, as teorias testadas e solução de problemas na área da saúde mental do individuo e do grupo, relacionamentoempregado-empregador, treinamento e utilização do pessoal.

Os estudos comportamentais poder ser classificados em três níveis de analise.

-Comportamento do individuo na organização concentrado-se napersonalidade, motivação, atitudes e liderança.

- Comportamento grupal que tem trabalhado os seguintes tópicos: como normas, padrões de interação, liderança emergente e solução de problemas.

- Nível decomplexo organizacional como um todo

McGregor escreveu “O lado humano das organizações” em 1960 e definiu as Teorias X e Y que segundo ele norteavam as relações entre as empresas e seustrabalhadores.

Para ele na Teoria X:

a) O ser humano ordinário, sente repugnância interior ao trabalho e o evitará sempre que puder.
b) Devido a esta tendência ao se abstrair do trabalho à maioria daspessoas tem que ser obrigadas a trabalhar a força. Devem ser controladas, dirigidas e ameaçadas com castigos. Isso para desenvolverem o esforço necessário para realização dos objetivos da instituição a quepertencem.
c) As pessoas comuns preferem que os dirijam, querem se subtrair de suas responsabilidades. As Pessoas não têm ambição, e não desejam mais nada que sua segurança.

Já na Teoria Y:...
tracking img