Abordagem comportamental e sistêmica da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem Comportamental e Sistêmica da Administração
Em toda empresa existe aquele que já tem um espírito de liderança, que conduz um grupo que o segue às vezes, sem mesmo perceber: é chamado de grupo informal. Mas existe o grupo que é designado para essa tarefa: o grupo formal. As empresas têm convivido com esses dois grupos. Para alguns, isso é bom, para outros não.
O grupo formal tem aobrigação de exercer a liderança. Cabe a ele a ter uma visão ampla e estratégica da situação, a partir de então, saber que decisão tomar com o cuidado das consequências que virão.
O grupo informal ele pode ser bom ou ruim. Quando é a favor da empresa, ajuda a liderança formal e a ele mesmo, demonstrando sua habilidade em liderar. Mas quando sua opinião formada é o contrário da empresa, a tendência ésurgir um grupo de insatisfeitos que não trarão benefícios e podem trazer prejuízos para a empresa.
Cabe ao administrador saber trabalhar em cada situação. Quando o grupo informal tem atitudes positivas para a empresa, o líder pode incentivá-lo para até crescer dentro da organização. Mas sendo ruim, ele toma uma atitude mais enérgica ou tenta transformar esse grupo, já que um bom líder tem umgrande poder de influenciar a vida dos seus liderados.

Pensamento Sistêmico
O ambiente de trabalho deve proporcionar aos seus colaboradores um ambiente que lhes deem condições de desenvolver bem suas tarefas, que resultará em um bom trabalho que irá desafiar a concorrência. Como os tempos mudam e a competitividade tem sido grande, as empresas devem evoluir se atualizando e tendo rapidez equalidade na solução de seus problemas.
Embora em um sistema cada um tenha a sua função, todos dependem um do outro. E se um não exercê-la ou fazê-la mal, todo o sistema sofre. Assim também é dentro de uma empresa. Ações de uns, refletem na empresa inteira, fazendo até que todo o resto não funcione bem. É importante que toda a organização viva em aprendizado, todos trabalhando pela empresa.Singe apresentou um grupo de 05 disciplinas a serem desenvolvidas dentro de uma organização: pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipe.
• Domínio Pessoal: É o modo que cada um enfrenta uma situação, mas ao invés de agir, a pessoa deve fazer uma análise e colocar a sua criatividade e aprendizagem em ação.
A maneira de ver o mundo representasua forma de pensar e agir. As empresas hoje precisam de pessoas que tenham interesse em conhecer toda uma situação (sem ter uma ideia já formada), saber quais providências corretas a serem tomadas e agir. Reconhecer um problema (até mesmo antes que ele exista) é fundamental de uma organização. A pessoa que é proativa não esperará acontecer o problema, mas analisará e terá atitudes sobre asituação, o que beneficiará a todos.
• Modelos Mentais: Determina como agimos e entendemos o mundo. Isso nos influencia e podemos influenciar. Segundo Michel Murdock, as empresas devem sempre contratar pessoas felizes, pois elas irão influenciar nas empresas.
• Visão Compartilhada: Em muitas empresas, existe um quadro onde demonstra qual é a missão da empresa. O objetivo a ser atingido deve ser bemclaro para que todos saibam como agir. Esse é o primeiro passo. O segundo é fazê-la funcionar, dividindo as tarefas para que, em um todo, chegue-se ao alvo olhando o cliente, a empresa, os funcionários e a sociedade. Terceiro passo é tornar os objetivos concretos, em ação.
• Aprendizado em equipe: É importante que todos saibam de suas responsabilidades, para que juntos, cheguem a uma conclusão dequal objetivo deve ser alcançado. É necessário que todos estejam interessados para que isso aconteça. O líder delega a tarefa a alguém, que deverá executá-la com excelência. Delegar é transferir autoridade, determinando um feedback para melhor apresentação dos resultados.
• Pensamento Sistêmico: Singe afirma que essa quinta disciplina, que junta todas as outras, formando um corpo coerente de...
tracking img