ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

866 palavras 4 páginas
Introdução
O presente trabalho aborda em um resumo os primeiros trabalhos desenvolvidos com a preocupação de aumentar a eficiência dentro da empresa, realizados pelos engenheiros Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol. Demonstrando que embora ambos tenham usado de pontos de partidas diferentes em seus estudos, suas ideias juntas constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, que é constituída pela Administração Cientifica e a Teoria Clássica, seus postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das empresas.

Administração Científica
Frederick Winlow Taylor foi o fundador da Administração Científica, Taylor teve como objetivos em suas pesquisas manter a eficiência da industria por meio da racionalização do trabalho do operário.
No seu primeiro período de pesquisa Taylor tinha como objetivos aperfeiçoar e racionalizar os processos de trabalho. Aumentando o índice de produtividade e diminuindo o desperdício nas industrias. De acordo com seu estudo, ele destacou a necessidade de criar condições de maiores remunerações para os operários mais produtivos, portanto incentivando-os a trabalhar mais e desperdiçar menos tempo.
No seu segundo período levando em consideração que a racionalização de trabalho operário deveria ser acompanhada por uma estruturação geral que tornaria coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo, Taylor chegou a conclusão da necessidade da aplicação de métodos científicos na administração, deixando de lado os métodos já comprovados ineficientes utilizados nas empresas. Estudou as diferentes formas de realização do mesmo trabalho feito por diferentes operários e percebeu que sempre tinha um método mais rápido e instrumentos melhores, que deveriam ser aperfeiçoados por meio de uma analise cientifica e um acurado estudo de tempos e movimentos em vez de ficar a critério pessoal de cada operário. Essa tentativa de mudar os métodos rudimentares por científicos

Relacionados

  • Introdu o Pesquisa Operacional Hil hellip
    460554 palavras | 1843 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas