Abordagem cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO COMO MODELO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL:

Marlone Pereira, Mirian Querino, Eliane, Deeniza, Anny, Watila
Faculdade da Associação Vitoriana de Ensino Superior
Campus Barro Vermelho – Fone (27) - Vitória/ES

RESUMO

Este artigo cientifico tem por objetivo identificar as Teorias Administrativa dentro da Empresa Walton’s que surgiu como uma organizaçãovarejistas no ramo de hipermercado sendo pioneira nessa modalidade. Desenvolveu método diferenciado para um novo segmento no mercado de proporção mundial.

Palavras-chave: Teoria Clássica da Administração. Varejistas. Rede de Hipermercado

ABSTRACT

This article aims to identify scientific Theories Administrative Walton within the Company's organization that has emerged as a hypermarketretailers in the business of being a pioneer in this sport. Develop differentiated method to a new segment of the market share worldwide.

Keywords: Classical Theory of Management. Retailers. Supermarket Network

1 INTRODUÇÃO

A organização Walton’s se mantém sólida no mercado há quase 50 anos, resultado de uma inovação na estrutura organizacional no ramo varejista, San Walton’s traçouestratégia tendo como base o crescimento cultural organizacional criado a partir de regras e valores que se tornou um diferencial em seus negócios. O tema da pesquisa baseou na curiosidade sobre a trajetória de um empresário que trouxe inovação para ramo varejista, mantendo desde o início padrões preestabelecidos formalismo, rotina e procedimentos no qual foi analisado traços da Teoria ClássicaAdministrativa e Burocracia.
O objetivo principal deste artigo é apresentar a Teoria Clássica da Administração e Burocrática e como modelo utilizado no processo das estratégias empresarial utilizando-se como exemplo a empresa San Walton’s. Dentro destes temas uma questão tem merecido a atenção que é o resultado e desenvolvido de uma forma de administração centralizada e de comando partindo de uma centralabrangendo vários países, onde podemos verificar pontos positivos e negativos desta administração.

2 REFERENCIAL TÉORICO

2.1 Teorias da Administração Científica

A Revolução Industrial tem inicio, primeiramente na Inglaterra, graças à acumulação de capital e disponibilidade de mão de obra abundante, sobre tudo com o fortalecimento da classe burguesa. Conseqüentemente surge naEuropa e no mundo fábricas, no início “simples” e a divisão do trabalho até então ainda era impensável. As fábricas geralmente produziam calçados e tecidos, com mão de obra artesã mais já com ajuda de máquinas, máquinas essas responsáveis pela então Revolução Industrial. Com o grande aumento de produção os seus empregados, antes artesão, agora já não tinham mais o direito de pensar como fazermelhor, pois o melhor para os donos da fabricas eram os lucros conseguidos com a produção em larga escala, tendo em vista que naquela época não se tinha muita concorrência, logo tudo que fosse produzido, rapidamente seria vendido. FREDERICK WINSLOW TAYLOR: (1856-1915). Popularmente conhecido como “Taylor” iniciou sua vida profissional como técnico, tornando-se engenheiro mecânico mais tarde,aproveitou-se de sua vivência na fábrica para desenvolver seus estudos sobre sua teoria. Ele desejava na realidade observar a linha de produção da fábrica, e observando idealizou que era possível diminuir os custos de produção gerando mais lucratividade, caso os processos fossem padronizados e fossem rigidamente supervisionados. Segundo Taylor ele não estava defendendo apenas a altaadministração, ele tinha como objetivo principal prosperidade tanto aos patrões como também aos funcionários, seguia uma lógica de que, se aumentasse a eficiência dos trabalhadores para aumentar a produção, os patrões lucrariam mais e conseqüentemente os funcionários também, bastava que o trabalho fosse feito de maneira simples, coordenada e responsável. Surge então a idéia da racionalização do...
tracking img