Abordagem cientica de Frederick Taylor

2178 palavras 9 páginas
ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
TEORIA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR

O MODELO DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR

Introdução

No início do século XX assistiu-se a uma mudança no modelo de Administração, onde a abordagem Clássica que vigorou até então, deu lugar à Administração Cientifica. Frederick Winslow Taylor (1856-1915), engenheiro norte-americano, é considerado o fundador desta corrente e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de Empresas. Os seus primeiros estudos, assumem-se como o resultado da influência direta com os problemas sociais e empresárias decorrentes da Revolução Industrial que ele próprio, nesta época, viveu. Frederick Winslow Taylor iniciou a sua vida profissional como operário em 1878, na Midvale Steel Co., onde paulatinamente foi evoluindo, passando a capataz, contramestre, chefe de oficina e, finalmente a engenheiro, em 1885.

Taylor, que iniciou as suas experiencias e estudos no trabalho operário, só mais tarde generalizou as suas conclusões para a administração geral. Esta abordagem era feita de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização empresarial).

Os estudos de Taylor subdividiram-se em dois períodos.

Primeiro Período

No primeiro período, Taylor incidiu o seu estudo junto dos operários ao nível da execução, observando e analisando as tarefas de cada trabalhador. Concluiu, então, que se deveria premiar os operários mais dedicados e produtivos em detrimento daqueles que se mostravam menos interessados e eficientes. No seu livro Shop Management (Administração de Oficinas), editado em 1903, Taylor, tendo por base o comportamento dos operários ao nível de execução, identificou cinco aspetos fundamentais:
1. O objetivo de uma boa Administração é pagar altos salários e ter custos unitários de produção mais baixos;
2. Para realizar esse objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de

Relacionados

  • Administração científica
    4214 palavras | 17 páginas
  • 2 Revis o Conceitual Identifica o de Praticas e An lise
    2324 palavras | 10 páginas
  • Adm Liderança PPI
    7507 palavras | 31 páginas
  • Gestão empresarial
    46603 palavras | 187 páginas