Abom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com o desmantelamento do vice- reinado da Prata, o Paraguai tornou-se independente. Mas as elites argentinas pretendiam manter a região sob seu controle e desrespeitando a soberania do país elesbloquearam a passagem de navios paraguaios na bacia do Prata. Com o bloqueio as relações comerciais e diplomáticas do novo país ficaram estranguladas.

Em 1813 José Gaspar de Francia assumiu o governodo Paraguai com mão de ferro durante décadas. Ele pretendia superar o isolamento comercial com o desenvolvimento autônomo do país, abolindo o trabalho escravo e a servidão, distribuindo terras aoscamponeses e combatendo o analfabetismo determinando o ensino primário obrigatório. O comércio exterior foi reestabelecido e os impostos passaram a ser cobrados em espécie.

Após a morte de Francia,Carlos Lopez assumiu o governo e deu continuidade ao processo de desenvolvimento autônomo. Configurando seu governo em uma política Baseada na ditadura e na estatização das pequenas propriedades.Em 1852 os argentinos finalmente reconheceram a independência paraguaia e diminuíram as repressões na bacia do Prata. A atenuação do bloqueio resultou do envolvimento do Paraguai nos permanentesconfrontos da política platina, junto com agrupamentos políticos argentinos, uruguaios e o império brasileiro.

Em 1851 a crise político - militar aproveitada pelo Paraguai e também pelo Brasil atingiuseu ponto crítico no Uruguai. Os Blancos e os Colorados lutavam pelo poder apoiados respectivamente pela Argentina e pelo Brasil. Desde 1843, milícias do partido Blanco sitiavam Montevidéu em poderdos colorados. Querendo intervir na região o governo imperial alegou que os Blancos estavam invadindo terras brasileiras. Na realidade o objetivo era derrubar o governo de Juan Manuel de Rosas,presidente da Argentina. A aliança para derrota-lo envolveu o Brasil e com o apoio brasileiro Justo Urquiza, derrotou as tropas de Rosas e assumiu a presidência.

Em 1862 Francisco Solano Lopez sucedeu...
tracking img