Abobora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÂO
Nesse trabalho será abordado um pouco da história da abóbora, seus benefícios para a saúde e valor nutricional. Alem de ser apresentada algumas receitas mais saudáveis com o uso da mesma. A intenção é mostrar suas qualidades como alimento, suas formas de uso e algumas de suas indicações terapêuticas.

Nome popular
Abóbora, moranga, abobrinha, abobrinha-italiana (abobrinha de moita)Nome cientifico
Cucúrbita moschata (abóbora); Cucúrbita máxima(moranga); Cucúrbita pepo (abobrinha italiana)
Família
 Cucurbitáceas
Origem e Aspectos Históricos
Originária da América, a hortaliça fez parte da alimentação de muitos povos, como os astecas, incas e maias.
Encontradas e datadas de 7000 a 5500 a. C.. Também para os Ameríndios a abóbora (Cucurbita pepo) era um dos principaisconstituintes alimentares, sendo consumidas fatias assadas na fogueira e urdidos tapetes com tiras secas.
Quando os primeiros navegadores portugueses desembarcaram em terras brasileiras, há cinco séculos, os indígenas cultivavam suas próprias variedades de abóboras. Naquela época, elas eram o terceiro produto agrícola em ordem de importância para os indígenas, sendo suplantadas apenas pela mandiocae pelo milho.
As abóboras cultivadas pelos índios brasileiros foram levadas para a Europa pelos portugueses, enquanto que os espanhóis, que colonizaram outros países das Américas, levaram para lá as variedades de abóboras cultivadas pelos Astecas, Maias e Incas. As abóboras fizeram sucesso e circularam rapidamente entre os diferentes países do Velho Mundo, chegando à Alemanha e à Italia ainda noséculo XVI.
Quando os imigrantes alemães e italianos vieram ao Brasil, no século XIX, trouxeram consigo sementes de suas próprias seleções de abóboras, para seguir cultivando no Brasil aquelas que já haviam sido incorporadas à sua cultura havia três séculos.
Assim, atualmente, existe no Brasil o seguinte cenário: alguns agricultores ainda mantém suas variedades crioulas de abóboras, realizandoseleção recorrente para os tipos de frutos que mais lhe agradam, de acordo com suas preferências pessoais, ditadas por sua cultura. Um pequeno número desses agricultores tem papel de destaque nessa dinâmica de conservação in situ / on farm, atuando como guardiões dessas sementes, que são passadas de geração a geração e são objeto de trocas entre parentes e vizinhos. 
O maior número de variedadescrioulas em cultivo no país é das espécies Cucurbita maxima e Cucurbita moschata. A primeira apresenta grande variabilidade genética para características morfológicas externas do fruto, como tamanho, formato, cor e textura da casca, o que resulta em uma diversidade de nomes atribuídos para cada tipo, como abobrinha, abóbora, abóbora-crioula, abóbora-cogumelo, abóbora-coração-de-boi,abóbora-gaúcha, moranga e moranga-de-bunda entre outras.
Já os frutos de Cucurbita moschata, conhecidos popularmente como abóbora-de-pescoço, moranga ou abóbora-menina, representam uma importante reserva de alimento para animais domésticos (principalmente suínos e bovinos), além de serem bastante utilizados no preparo de doces – em calda e em pasta – e também de pratos salgados (quibebe, sopas e cozidos).
NosEstados Unidos, as abóboras são o símbolo máximo do Dia das Bruxas, o Halloween, que ocorre anualmente no dia 31 de outubro. A tradição de acender uma vela dentro de uma abóbora na qual é entalhado um rosto vem do folclore irlandês e é baseada numa lenda do século XVIII de um homem chamado Stingy Jack, ou Jack Avarento.
Valor Nutricional
O fruto é rico em beta caroteno, que pode ser convertido emvitamina A pelo organismo humano; vitaminas do complexo B,cálcio e fósforo, importantes para manutenção óssea, de dentes, contração muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos; rico em fibras, o que a torna um alimento laxativo e ajuda no controle da glicemia e do colesterol sanguíneos; possui poucas calorias, pertencendo ao grupo dos vegetais B (teor de carboidratos...
tracking img