Abnt5410

1314 palavras 6 páginas
NBR 5410 instalações elétricas de baixa tensão
Wendel Morais; João Pedro Pereira Cruz ; Hugo Mirante; Cristiano Jatobá

Disciplina: Introdução a Engenharia Elétrica
Professor: Wesley de Almeida Souto
IFBA – Campus Vitória da Conquista

Resumo - Considerada a “norma-mãe” do setor de instalações elétricas de baixa tensão, a última versão da ABNT NBR 5410 completa três anos em vigor em 2008. A primeira versão foi publicada em 1941 e já passou por alterações em 1960, 1980, 1990, 1997 e em 2004. A última versão buscou aperfeiçoar e atualizar procedimentos e conceitos, com o objetivo de aumentar a segurança e a qualidade das instalações elétricas. Uma parcela desses objetivos foi cumprida, visto que suas exigências passaram a ser aplicadas em grande parte dos empreendimentos de grande porte.

Introdução

Esta Norma estabelece as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Esta Norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificação, residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.

Viabilidade

A norma contém requisitos mínimos que devem ser cumpridos pelas instalações para garantir a segurança das pessoas e a preservação do patrimônio e dos bens. Isso faz com que, teoricamente, o custo de aplicação seja o mínimo possível. Uma comparação ao não cumprimento da norma com a economia no custo de um automóvel, colocando sistema de freios somente em uma roda em vez de aplicá-lo em todas. É evidente, em tal exemplo, o conceito de que o mínimo que um automóvel seguro deve ter é um sistema de freios nas quatro rodas. Ninguém, em sã consciência, quereria pagar menos por um automóvel se ele tivesse freio em apenas uma das rodas. Ocorre que, no caso das instalações elétricas, essa percepção de que elas contêm requisitos mínimos de segurança, e os

Relacionados

  • Empresa
    1630 palavras | 7 páginas