Abnt5410

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NBR 5410 instalações elétricas de baixa tensão
Wendel Morais; João Pedro Pereira Cruz ; Hugo Mirante; Cristiano Jatobá




Disciplina: Introdução a Engenharia Elétrica
Professor: Wesley de Almeida Souto
IFBA – Campus Vitória da Conquista



Resumo - Considerada a “norma-mãe” do setor de instalações elétricas de baixa tensão, a última versão da ABNT NBR 5410 completa três anos emvigor em 2008. A primeira versão foi publicada em 1941 e já passou por alterações em 1960, 1980, 1990, 1997 e em 2004. A última versão buscou aperfeiçoar e atualizar procedimentos e conceitos, com o objetivo de aumentar a segurança e a qualidade das instalações elétricas. Uma parcela desses objetivos foi cumprida, visto que suas exigências passaram a ser aplicadas em grande parte dos empreendimentosde grande porte.


Introdução

Esta Norma estabelece as condições que as instalações elétricas de baixa tensão
devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.
Esta Norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificação, residencial, comercial, público, industrial, de serviços,agropecuário, hortigranjeiro, etc.

Viabilidade

A norma contém requisitos mínimos que devem ser cumpridos pelas instalações para garantir a segurança das pessoas e a preservação do patrimônio e dos bens. Isso faz com que, teoricamente, o custo de aplicação seja o mínimo possível. Uma comparação ao não cumprimento da norma com a economia no custo de um automóvel, colocando sistema de freios somente emuma roda em vez de aplicá-lo em todas. É evidente, em tal exemplo, o conceito de que o mínimo que um automóvel seguro deve ter é um sistema de freios nas quatro rodas. Ninguém, em sã consciência, quereria pagar menos por um automóvel se ele tivesse freio em apenas uma das rodas. Ocorre que, no caso das instalações elétricas, essa percepção de que elas contêm requisitos mínimos de segurança, e oscustos associados a tal fato, não é evidente. Dessa forma, entregar uma obra sem tomadas 2P+T, sem fio terra, sem DR, etc. parece não comprometer em nada a segurança das pessoas e do patrimônio. Afinal, o chuveiro funcionará sem fio terra, a geladeira pode ser ligada numa tomada apenas 2P e o computador funciona mesmo sem o DR. Os danos, às vezes fatais, da ausência desses requisitos mínimos desegurança somente serão percebidos após a tragédia ter acontecido. Assim, a questão tem de ser colocada de outra forma: a realidade da segurança das instalações elétricas das construções no País é extremamente preocupante e deve sofrer uma mudança de patamar para cima, mesmo que isso implique um aumento do custo final da obra. Existem, entretanto, alguns poucos estudos feitos no passado que mostraramque cumprir a norma não inviabilizaria uma construção, mesmo porque a participação da elétrica no custo total da obra é relativamente baixa. “Falando dos extremos, algumas obras são entregues com torneiras banhadas a ouro, mas sem fio terra, DR e tomadas 2P+T. Por outro lado, existem obras como as da CDHU em São Paulo, com finalidade social, que seguem rigorosamente a norma e, nem por isso, setornaram inviáveis”,

Aplicação da NBR 5410

Esta Norma aplica-se às instalações elétricas:

A. em áreas descobertas das propriedades, externas às edificações;
B. reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings),
marinas e instalações análogas;
C. canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias.
D. aos circuitos elétricos alimentados sob tensãonominal igual ou inferior a
1 000 V em corrente alternada, com freqüências inferiores a 400 Hz, ou a 1
500 V em corrente continua;
E.aos circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionando
sob uma tensão superior a 1 000 V e alimentados através de uma instalação
de tensão igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada (por exemplo,
circuitos de lâmpadas a descarga,...
tracking img