Abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alunos, este material foi, originalmente, produzido pela professora Márcia Alegro para orientação de TCC e, posteriormente, modificado por mim para auxiliá-los na organização gráfica de seus trabalhos acadêmicos.

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO E MONTAGEM DE TRABALHOS ACADÊMICOS



I - A FORMA GRÁFICA DO TEXTO


1 – Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm)


2 – Tipo,Tamanho e Estilo da Fonte Usada no Texto
▪ Texto geral: times new roman ou arial tamanho 12 - estilo: normal
▪ Capítulo: times new roman ou arial tamanho 14 - estilo: negrito
▪ Tópico: times new roman ou arial tamanho 12 - estilo: negrito
▪ Subtópico: times new roman ou arial tamanho 12 - estilo: itálico
▪ Citação em parágrafo distinto (citação direta): times new roman ou arial tamanho 11 -estilo: normal


3 – Configuração de Página
▪ Margem superior: 3,0 cm
▪ Margem inferior: 2,0 cm
▪ Margem esquerda: 3,0 cm (justificado)
▪ Margem direita: 2,0 cm (justificado)
▪ Cabeçalho: 1,25 cm
▪ Rodapé: 1,25 cm


4 - Paragrafação e Espaçamento:
▪ Paragrafação direta com recuo da primeira linha de 1,25 cm
▪ Espaçamento antes: 6 pt
▪ Espaçamento depois: 0 pt
▪Espaçamento do texto geral: 1,5 linha
▪ Espaçamento das citações e notas de rodapé: simples
▪ Espaçamento entre capítulo e texto: duplo
▪ Espaçamento entre tópico e texto: 1,5 linha
▪ Espaçamento entre subtópico e texto: 1,5 linha




Citação
A citação é a referência de uma idéia extraída da obra de outro autor.
A utilidade da citação é dar suporte, ratificar efundamentar as idéias que o autor deseja transmitir, aclarar ou questionar em relação ao tema em discussão.
Para citar a idéia de outro autor, no entanto, deve-se seguir algumas regras e identificar os diferentes tipos de citação.
✓ Citação Direta
Chamada também de citação textual ou citação literal. Consiste na transcrição integral de parte do texto de outro autor.
Não érecomendável o uso excessivo da citação direta, pois pode sinalizar insegurança por parte do autor ao redigir e argumentar suas idéias.
Se a idéia citada for igual ou inferior a cinco linhas deverá ser apresentada dentro do seu próprio parágrafo, entre aspas e, ao final da mesma, após o ponto e entre parênteses, vem a indicação bibliográfica (SOBRENOME DO AUTOR, ano de publicação da obra:número da página).
Exemplo:
No início da televisão, no Brasil, era nítida a divisão entre ficção e realidade. Os telejornais apresentavam os fatos ocorridos como uma cópia fiel da realidade, enquanto as telenovelas contavam histórias imaginadas pela mente criativa de um autor. Hoje, essa separação não é mais visível, há uma inversão entre realidade e ficção. “(...) a tese é a de que atelenovela é o mundo real e o noticiário de televisão (os telejornais, as reportagens, os documentários), esse sim, é um mundo ficcional.” (MARCONDES FILHO, 1994: 39)


A citação superior a três linhas deverá ser apresentada em parágrafo separado do texto do autor, com o dobro do recuo da primeira linha, com espaço duplo antes e depois da citação, espaçamento simples, fonte 11, sem aspas e,ao término da citação, indicação bibliográfica (SOBRENOME DO AUTOR, ano de publicação da obra: número da página).
Exemplo:
No início da televisão, no Brasil, era nítida a divisão entre ficção e realidade. Os telejornais apresentavam os fatos ocorridos como uma cópia fiel da realidade, enquanto as telenovelas contavam histórias imaginadas pela mente criativa de um autor. Hoje, essaseparação não é mais visível, há uma inversão entre realidade e ficção.


Em primeiro lugar, a tese é a de que a telenovela é o mundo real e o noticiário de televisão (os telejornais, as reportagens, os documentários), esse sim, é um mundo ficcional. E por que isso?
As pessoas ligam a televisão e acompanham com assiduidade quase religiosa os capítulo das novelas....
tracking img