Abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-O que é ABNT?

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.
É membro fundador da ISO(International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).
A ABNT é a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (ComissãoPanamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

2-O que é normalização e seus objetivos?

Uma norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dadocontexto. Esta é a definição internacional de norma.
Deve ser realçado o aspecto de que as normas técnicas são estabelecidas por consenso entre os interessados e aprovadas por um organismo reconhecido. Acrescente-se ainda que são desenvolvidas para o benefício e com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global ótima, levando-se em conta as condiçõesfuncionais e os requisitos de segurança.
As normas técnicas são aplicáveis a produtos, serviços, processos, sistemas de gestão, pessoal, enfim, nos mais diversos campos.
Usualmente é o cliente que estabelece a norma técnica que será seguida no fornecimento do bem ou serviço que pretende adquirir. Isto pode ser feito explicitamente, quando o cliente define claramente a norma aplicável, ousimplesmente espera que as normas em vigor no mercado onde atua sejam seguidas.
Elas podem estabelecer requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança (seja no fornecimento de algo, no seu uso ou mesmo na sua destinação final), mas também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, definir a maneira de medir oudeterminar as características, como os métodos de ensaio.
Freqüentemente uma norma se refere a outras normas que são necessárias para a sua aplicação.

3-Defina( ABNT)NBR E NR?

ABNT NBR é a sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT, de caráter voluntário, e fundamentada no consenso da sociedade. Torna-se obrigatória quando essa condição é estabelecida pelo poder público.
NR é a sigla deNorma Regulamentadora estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com caráter obrigatório.



4-O que é um certificado ISO?

O certificado é o documento que atesta a conformidade do sistema da qualidade implantado em uma empresa de acordo com os requisitos das normas da série NBR ISO 9000. A implantação do sistema da qualidade destina-se prioritariamente à obtenção da satisfação docliente pela prevenção de não-conformidades em todos os estágios, desde a produção até os serviços associados (assistência técnica).

5-Quais os procedimentos para uma empresa certificar-se pela ISO 9001?

Para iniciar o processo de certificação é necessário fazer um diagnóstico da empresa com base na respectiva norma. Após o diagnóstico, deve-se estabelecer um cronograma no qual devem estarprevistas todas as etapas, desde a definição da política e objetivos da qualidade, bem como indicadores dos processos, até a data prevista para a certificação. Não esquecer que as pessoas que irão implementar o processo de certificação devem ser treinadas na respectiva norma.

6-Quem pode auferir a certificação ás empresas?
Depois que uma empresa, seja lá porque motivo foi, decidiu implantar a...
tracking img