Abiquim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABIQUIM

O objetivo do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade – Sassmaq é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. O sistema foi lançado pela Abiquim em maio de 2001 e abrange todos os modais de transporte, bem como Terminais de Armazenagem e Estações de Limpeza.
O Sassmaqpossibilita uma avaliação do desempenho nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química.
A avaliação das empresas é feita por organismos certificadores independentes credenciados pela Abiquim. São avaliados os “elementos centrais”, compostos pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa, e os “elementos específicos”,constituídos pelos serviços oferecidos e pela estrutura operacional.
A avaliação pelo Sassmaq não é obrigatória, mas sua aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas pelo sistema pela comprovação de que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.

Histórico

A indústria química na Europa utiliza em larga escala os serviços logísticos oferecidos porterceiros para armazenar, manusear e transportar matérias-primas, intermediários e produtos químicos industrializados. As empresas químicas precisam ter garantias de que essas operações são conduzidas de maneira segura, com qualidade e com o devido cuidado em relação à segurança dos funcionários, do público e do ambiente. No passado, essa garantia era obtida por meio de auditorias periódicas dosprestadores de serviços de logística, realizadas por conta própria pelas empresas químicas. Esse sistema levava a uma abordagem fragmentada e a uma multiplicidade de programas de auditoria, custosos e ineficientes, tanto para a indústria química quanto para os operadores logísticos.
Com base no programa Atuação Responsável, o Cefic - Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas lançou, noinício dos anos 90, o programa ICE, voltado à melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos. Um elemento chave do ICE foi o desenvolvimento de uma série de Sistemas de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (Sassmaq), cada um ligado a um meio de transporte ou operação logística específica (rodoviário, ferroviário, armazém, estações delimpeza, prestadores de serviço em atendimento a emergências etc).
O Sassmaq é uma ferramenta para avaliação, de forma uniforme, dos sistemas de gestão ambiental, de saúde, da segurança e da qualidade dos prestadores de serviços. A avaliação é realizada por auditores independentes, com base em um questionário padronizado, evitando assim a necessidade de auditorias múltiplas, com critériosdiferenciados. O Sassmaq ajuda as empresas no processo de seleção e na definição de planos de ação para melhorias dos prestadores de serviços logísticos. Uma avaliação do Sassmaq, realizada por um organismo independente, não garante um certificado, mas resulta em um relatório factual detalhado, que cada empresa deve avaliar individualmente, de acordo com seus próprios critérios. Uma única avaliaçãosubstitui a variedade de inspeções a que os prestadores de serviços de logística são tradicionalmente submetidos, sem, no entanto, tornar redundante o diálogo entre as empresas químicas e os prestadores de serviços.
Apesar de o Sassmaq não garantir a segurança e a qualidade do serviço prestado por um fornecedor, ele oferece um mecanismo para a avaliação do processo de melhoria contínua. O sistemafornece respostas diretas sobre os pontos fortes e fracos observados durante a inspeção. Além disso, após a análise dos resultados da avaliação pela empresa química, podem ser obtidas respostas específicas de cada cliente, criando e/ou fortalecendo as bases para uma real parceria, de benefícios mútuos. 
O Sassmaq possibilita uma avaliação do desempenho nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente...
tracking img