abgytrfdd

356 palavras 2 páginas
dsssssssssssssNessa mesma época, Joseph-Louis Gay-Lussac, Jean-Baptiste André Dumas e Louis-Jacques Thenard, na França, Berzelius, na Suécia, e o barão Justus von Liebig, na Alemanha, preocupavam-se em desenvolver métodos precisos para analisar um composto orgânico e determinar quais os elementos nele presentes e suas proporções.

Esses experimentos permitiram perceber que existiam compostos com propriedades diferentes, formados pelos mesmos elementos e nas mesmas proporções. Era o caso do álcool etílico (CH₃CH₂OH) e do éter dimetílico (CH₃OC₃). Compostos nessa situação foram chamados por Berzelius, em 1830, de isômeros.

Com base no conhecimento que se acumulava, o alemão Friedrich August Kekilé e o escocês Archibald Scott Couper propuseram (1857) que o carbono faz quatro ligações e pode unir-se com outros carbonos, formando cadeias (1858).

Kekulé foi também o primeiro a sugerir a estrutura aceita atualmente para o benzeno, a de uma molécula cíclica. Segundo ele, essa ideia veio em um sonho: Virei minha cadeira para a lareira e cochilei. Mais uma vez os átomos dançavam em frente a mim cadeias longas, umas mais próximas que outras, todas se virando e retorcendo como se fossem cobras. De repente, notei que uma das cobras havia mordido a própria cauda. Então levantei apressadamente e passeio restante da noite trabalhando nas consequências disso.

Os trabalhos do francês Louis Pasteur sobre a atividade óptica da mistura dos ácidos (+)-tartárico e (—)-tartárico presentes na uva levaram o holandês Jacobus Henricus van’t Hoff e o francês Joseph-Achille Le Bel a tentar explicar a assimetria molecular, propondo a geometria tetraédrica para o carbono, em 1874.

E assim estava construído o alicerce sobre o qual toda a Química Orgânica pôde desenvolver-se e, nas primeiras décadas do século XX, com uma melhor compreensão dos átomos e das ligações químicas, impulsionar-se no sentido de descobertas notáveis ao longo daquele século. Um conhecido exemplo é o da

Relacionados