Abgail mulher virtuosa

1069 palavras 5 páginas
Abigail – Tipo da Igreja Fiel
Abigail – Tipo da Igreja Fiel TEXTOS: I Samuel 25:18, 23-28, 32-35, 39-42 1 - Introdução
Quando olhamos para a vida de Abigail, percebemos, através da revelação do Espírito, que ela é um tipo maravilhoso da igreja fiel.
Abigail (que significa “meu Pai é alegria”) era mulher de um homem rico, possuidor de grandes rebanhos, chamado Nabal (que significa “loucura”).
Nos dias em que os pastores de Nabal apascentavam seus rebanhos no monte Carmelo, Davi, que fugia de Saul, estava acampado com seus homens naquela mesma região, e durante a sua permanência ali serviu de proteção aos pastores e rebanhos de Nabal contra os salteadores, tão comuns naqueles tempos.
Certo dia Davi enviou dez dos seus homens para pedir uma ajuda a Nabal, como forma de pagamento pelo serviço prestado, já que estava necessitando de alimento para si e seus homens (vs. 4 - 8).
Quando os mancebos transmitiram as palavras de Davi a Nabal, foram tratados com aspereza e ouviram palavras de grande humilhação em relação a Davi, que naquela ocasião já era ungido do Senhor, o qual foi comparado a um escravo que fugia de seu Senhor (vs. 10 e 11).
Os mensageiros então regressaram e contaram a Davi tudo que Nabal lhes disse a seu respeito. Então Davi muito se indignou e ordenou a seus homens que cingissem suas espadas e se preparassem para dar a Nabal a paga por sua ingratidão (vs. 12 e 13).
Um dos servos de Nabal, que ouvira os desagravos de seu senhor contra Davi, correu e contou tudo que havia acontecido a Abigail. Esta quando tomou conhecimento dos fatos ocorridos, tratou de providenciar um meio de evitar o juízo que estava por vir sobre a casa de Nabal (vs. 14 - 17).
Um detalhe que nos chama a atenção é o sentimento de misericórdia de Abigail por seu esposo Nabal, apesar de ser ele um “homem de belial”, como ela mesmo o disse. Isso não foi motivo para que ela o deixasse entregue à sua própria sorte, mas movida de compaixão

Relacionados

  • Violencia domestica
    17510 palavras | 71 páginas
  • American Literature
    95969 palavras | 384 páginas
  • CRIANÇA E ADOLESCENTE
    30416 palavras | 122 páginas