abf2b14e 8850 488e 906f d6680ab3d370 1

1929 palavras 8 páginas
‘”““

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………… 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O presente documento tem como objetivo explicar a proposta politico-pedagógica da EEEFM “Profª. Carolina Pichler”, vinculada a Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo – SEDU. Tal proposta representa a síntese do pensamento administrativo-pedagógico institucional e retrata a trajetória que vem sendo percorrida pela comunidade escolar na consolidação do desejo de uma educação de qualidade em todos os níveis de ensino que nela são desenvolvidos.
O referido projeto tem um caráter propositivo, pois, define concepções e princípios coerentes com a legislação vigente e com o Plano Nacional de Educação, devendo ser o balizador da Educação na Instituição, bem como da redação entre os seus diferentes níveis de ensino.
Busca-se aqui expressar a ousadia de inovar com um jeito diferente de ser escola, redimensionando o tempo e o espaço escolar, voltado para a sociedade do conhecimento e não da informação, com uma proposta humanista. Um projeto politico-pedagógico que aponta para a superação da cultura tradicionalmente assumida de simples transmissão de conhecimento, avançando no sentido da pesquisa de novos saberes a partir do convívio e das inter-relações das áreas do conhecimento e destas com a realidade, uma vez que:
O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população majoritária. (SAVIANI apud VEIGA, 1995, p.93).
Dessa forma, entende-se que os pressupostos e metas, aqui descritos, representam um compromisso ético e a identidade da EEEFM “Profª.

Relacionados