Abertura de capital - um estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE R.I - MERCADO DE CAPITAIS

Aluna: Mônica Dalcin Kullian
Prof. Humberto Casagrande
Data: 05 de maio de 2010

Este trabalho busca demonstrar como funciona o processo de abertura de capital de uma empresa, desde o histórico da empresa até a operação final, para que esta atividade seja exemplificada foi criada uma empresa como modelo.

Abertura de capital: Umestudo de caso

Em meados do ano 2003 foi constituída uma empresa que atua no ramo de Publicidade, Propaganda e Mkt, Gigi Online Ltda foi fundada com o intuito de atingir apenas o público da internet com propagandas e publicidades. Gigi é uma empresa Limitada e de pequeno porte criada por um grupo de estudantes que a principio exerceriam o que haviam aprendido na faculdade.

Com o passar dos anoscom o aquecimento do mercado e com a proporção que esse setor de atuação ganhou nacional e internacionalmente , a empresa foi acompanhando a tecnologia. Seus sócios começaram a investir em cursos, tecnologias e em conseguinte a empresa foi ganhando peso no mercado e clientes de suma importância. Seus sócios vendo a necessidade de capitação de novos recursos e investimento a fim de acompanhar eampliar os seus negócios, se profissionalizar melhorar a imagem institucional e reestruturar o seu passivo, surgiu a necessidade de captação de mais recurso e então foi negociada por um fundo de Private Equity no qual inicialmente se propôs a adquirir 90% da empresa e com as negociações ela ficou com 80% para o Fundo e 20% para ser dividido entre os demais sócios. A parte de gestão permaneceu entreos sócios que ficaram a cargo de diretoria. Com o adquirinte, fundo private equity, a empresa passou a se focar mais em resultado e processo de profissionalização. Este fundo entrou com o propósito de reestruturar a empresa no aspecto societário, jurídico, suas dívidas, seu objetivo é criar valor e obter lucro, garantir o desenvolvimento do negócio, governança corporativa e após todas asreestruturações abrir o capital da empresa vender a parte adquirida.

A Gigi passou por uma forte mudança de cultura organizacional, reestruturação do departamento financeiro, com a contratação de um CFO, reestruturação do dpto. de recursos humanos, começou a atrair novos talentos e contratar profissionais mais qualificados. Todas essas mudanças não foram muito impactantes para a receptividade defuncionários e seus, sócios por eles serem jovens eles possuíam uma mente aberta, e com um mercado que atualmente permanece em ascensão pela era globalizada, aumento da concorrência de outros mercados gerando mais oportunidades para a Gigi P.P e MKT crescer continuamente.

Abrir o capital apresenta vantagens e desvantagens, em meio às vantagens existentes são destacadas as seguintes: a existência de umnovo acesso de uma fonte permanente de recursos, fortalecendo a empresa; amplia a base para a capitação de recursos potenciais para o seu crescimento; cria-se liquidez para os títulos de emissão da empresa aberta e também para o patrimônio dos acionistas; fortalece a imagem institucional da empresa junto ao mercado e seus públicos; governança corporativa permitindo a separação entre a propriedadee gestão, melhora do relacionamento com os stakeholders, entretanto, existem alguns pontos a serem considerados, pois há também custos e obrigações demonstrados a seguir: distribuição de resultados aos novos acionistas; contratação de auditoria independente, apresentar contas de resultado, anuidade à Bolsa de Valores, manter fluxo de informação à CVM, Bolsa de Valores e ao Mercado.

A empresaGigi, possuía um balanço totalmente adequado para partir para uma abertura de capital e com isso melhorar sua imagem consolidando-a perante o mercado e por conseguinte atingindo todos os públicos alvo da empresa.

Antes da Gigi iniciar o processo e seguir as etapas necessárias para a abertura de capital a empresa deve analisar a viabilidade desse projeto, se será favorável para a empresa...
tracking img