Abertura de capital – entrada na bolsa como forma de capitalização da empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Abertura de Capital – Entrada na Bolsa como Forma de Capitalização da Empresa

Anhanguera Educacional S.A.

Correspondência/Contato

Alameda Maria Tereza, 2000

Valinhos, São Paulo - 13.278-181

gustavotapioca@hotmail.com

rc.ipade@unianhanguera.edu.br

pic.ipade@unianhanguera.edu.br

Coordenação

Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADEPublicação: dd de mmm de 2009

Gustavo C de B Tapioca

Professores Orientadores:
Coordenador Esp. Alessandro José Büsemayer
Professor Esp. Ivo Santino Casett

Curso:
Tecnologia em Gestão Financeira

faculdade anhanguera de Joinville
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

NESTE ESPAÇO DEVERÁ SER INDICADO EM QUAL(IS) CONGRESSO(S) O TRABALHO FOI APRESENTADO. TAMBÉM FAZER MENÇÃO A PRÊMIOS.

Trabalhoapresentado em...
resumo

O presente estudo propõe-se avaliar as vantagens da abertura de capital de três empresas localizadas no estado de Santa Catarina, através do lançamento de ações na bolsa de valores.
O atual cenário favorável da economia internacional, além do próprio ciclo de crescimento econômico brasileiro, vem levando as empresas nacionais a identificarem oportunidades de expansão desuas operações ou reestruturação de seu capital, fatores que tem elevado recentemente o número de empresas com capital aberto em bolsa.
Inicialmente será feito uma revisão de literatura visando conceituar o histórico das bolsas no mundo e no Brasil e abertura de capital. Os dados primários serão obtidos através da pesquisa bibliográfica e também através de entrevistas com especialistas em umacorretora de valores na cidade de Joinville-SC. Serão levantados dados secundários sobre as empresas listadas, visando identificar o grau de desempenho que cada uma obteve com a operação IPO – Oferta Pública Inicial. O foco da pesquisa e da entrevista, será a adoção de um conjunto de procedimentos pré-determinados para a abertura de capital e os órgãos envolvidos. A metodologia enquadra-se como umestudo de caso.

Palavras-Chave: abertura de capital; bolsa de valores; ações; capitalização; valorização.

1. INTRODUÇÃO

1.1 - CONTEXTO

De acordo com o Artigo 22 da Lei n.6385, de 07 de dezembro de 1976, considera-se aberta a companhia cujos valores mobiliários estejam admitidos à negociação na bolsa ou no mercado de balcão (BONFIM, 2006).
Valores mobiliários são títulos oucontratos de investimento coletivo, que geram direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante de prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço do empreendedor ou de terceiros, excluindo-se os títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures, segundo o artigo2º da mesma lei (BRASIL, 1976).
O presente projeto visa mostrar como a abertura de capital pode ser vantajosa para as empresas quando se trata de captar recursos, ou simplesmente para torná-la mais valorizada no mercado e aumentar sua representatividade. Para tanto, propõe-se avaliar as vantagens da abertura de capital de uma empresa através do lançamento de ações na bolsa de valores. Serãolevantados dados secundários sobre uma amostra de empresas visando identificar o grau de desempenho que obteve com a operação.
O projeto traçará um paralelo entre o nível de profissionalização e a representatividade no mercado após a abertura de capital.
Considera-se mercado de bolsa, segundo Bonfim, 2006, aquele em que as transações são efetuadas em um local adequado à realização de comprae venda de títulos e valores mobiliários em mercado livre e aberto, fiscalizado pela associação civil que o mantém e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A ANDIMA - Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro, define como “companhia de capital aberto, aquela empresa que, através do registro apropriado junto à CVM - Comissão de Valores Mobiliários, está autorizada a...
tracking img