Abertura de capital das empresas de construção civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – Campus – Goiânia DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

A ABERTURA DE CAPITAL NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRE 2004 E 2008 E SEUS IMPACTOS NO VOLUME DE RECURSOS CAPTADOS, NA GERAÇÃO DE EMPREGOS E NA GOVERNANÇA CORPORATIVA.

Murilo Egidio de Melo

Goiânia 2011

MURILO EGÍDIO DE MELO

A ABERTURA DECAPITAL NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRE 2004 E 2008 E SEUS IMPACTOS NO VOLUME DE RECURSOS CAPTADOS, NA GERAÇÃO DE EMPREGOS E NA GOVERNANÇA CORPORATIVA.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Gestão Financeira e Controladoria, da Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goiânia, como exigência parcial para a obtenção do título de especialista em Gestão Financeira eControladoria. Orientador: Prof. Esp. Marcus Antônio Teodoro Batista.

Goiânia 2011

MURILO EGÍDIO DE MELO

A abertura de capital nas empresas de construção civil entre 2004 e 2008 e seus impactos no volume de recursos captados, na geração de empregos e na governança corporativa.

Trabalho defendido no Curso de Gestão Financeira e Controladoria da Universidade Salgado Oliveira – Campus Goiânia para aobtenção do título de especialista.

Banca Examinadora

________________________________________________ Prof. Mcs. Marcus Antônio Teodoro Batista.
Economista, Especialista (FGV-RJ), MBA Finanças (UFRJ) Ms. em Agrobusiness (UFG)

Data. _____ /_____ / 2011. Conceito: _______________________

A minha esposa.

Agradecimentos

Agradeço a todos os professores do curso que ao longo dessatrajetória muito me incentivaram e acreditaram em mim, em especial o Prof. Marcus Antônio. Agradeço também a meus pais e irmãos que sempre foram para mim referencia de vida.

Resumo O presente artigo trata da grande quantidade de abertura de capital na bolsa de valores brasileira durante o período de 2004 e 2008 no segmento da construção civil. Durante este período o Brasil obteve um aumentoexpressivo de investimentos nesta área. Uma das fontes de recurso de financiamento foi o estado brasileiro, onde o governo federal patrocinou grandes obras. A outra grande fonte foi os recursos captados na Bolsa de Valores pelas empresas que abriram o capital neste período. O presente artigo irá tratar das conseqüências deste movimento nos seguintes aspectos: geração de mais empregos; implantação denovos projetos e uma nova forma de administração, a governança corporativa. Palavras chaves: mercado de capitais; abertura de capital; construção civil; governança corporativa.

Abstract This article deals with the large number of IPO in the Brazilian stock Exchange during the period 2004 and 2008 in civil construction segment. During this period, Brazil had a significant increase ofinvestments in this area. One source of funding was the feature ofthe Brazilian state where the federal government sponsored major projects. The other major source was the proceeds in the stock market by companies that went public during this period. This articlewill deal with the consequences of this movement in the followingaspects: creation of more jobs, implementation of new projects and anew form ofadministration, corporate governance. Key Words: capital market; initial public offering; construction; corporate governance.

5

Introdução

No período de 2004 e 2008 ocorreu maior quantidade de abertura de capital por empresas brasileiras na Bolsa de Valores de São Paulo (BMF&BOVESPA), desde a sua criação. A abertura de capital e o lançamento de ações nas bolsas de valores são conhecidos eminglês como Initial Public Offering, ou simplesmente IPO. Este fenômeno fez com que o número de empresas listadas na bolsa de valores brasileira aumentasse em 24% ao final do período. O forte crescimento do número de empresas listadas em bolsa acabou sendo interrompido pela crise do crédito imobiliário, na econômica americana, diminuindo drasticamente o volume de dinheiro circulando no mundo e...
tracking img