Abelhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A abelha que comumente conhecemos, a Apis mellifera, é uma espécie européia, domesticada, produtora de mel e cera. Alimentam-se do néctar e pólen das flores e, devido a esse fato, são importantespara a polinização das plantas. Pertencem ao filo artrópoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera, família Apidae, subfamília Apinae, tribo Apini. Apresentam o corpo segmentado em três partes bem definidas:cabeça, tórax e abdome. Possuem quatro asas ligadas ao tórax, nas quais as asas posteriores estão ligadas às anteriores por ganchos, apresentam um par de antenas na cabeça e três pares de patas(também ligadas ao tórax). As fêmeas possuem um canal de postura de ovos (ovopositor) bem desenvolvido, transformado em ferrão que serve de arma para ataque e defesa. São insetos holometábolos, ou seja, demetamorfose completa.

São insetos sociais, divididos em castas onde há uma predominância das fêmeas. Estas castas dividem-se em rainha, zangões e operárias. O sexo é determinado pela fecundação,onde os óvulos não fecundados dão origem a machos (zangões) e os fecundados a fêmeas (rainhas ou operárias). Em cada colméia só pode haver uma única rainha. Se nasce uma nova rainha na comunidade, estaé morta pela mais velha ou uma delas sai da colméia (geralmente a rainha mais velha) com um conjunto de operárias para fundar uma nova colméia, já que a rainha é incapaz de fundar um novo ninhosozinha. As rainhas realizam um único vôo (com exceção do vôo para a fundação de uma nova colônia), e este é chamado “vôo nupcial”, onde os zangões copulam com a rainha e em seguida morrem, pois seus órgãosreprodutivos, literalmente, explodem para o interior da fêmea. Em um vôo, a rainha pode copular com vários zangões guardando os espermatozóides destes, para o resto de sua vida, em seu abdome chamadoespermateca. A rainha pode pôr até mil ovos por dia.

A dieta que as criadeiras fornecem para estas larvas resulta no seu desenvolvimento em fêmeas estéreis (operárias). O comportamento de...
tracking img