Abdul Jaime Asside teoria gestalista

1212 palavras 5 páginas
Abdul Jaime Asside

Universidade Pedagogica
Lichinga 2014

Abdul jaime Asside

A TEORIA DA GESTALT

A psicologia da forma

De acordo com PIAGET (1958) “Psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores se preocuparam em construir não só uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte, que garantisse a consistência teórica. Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é muito utilizado por não corresponder exactamente ao seu real significado em Psicologia”.
“Max Wertheimer (1887-1967), Wolfgang Kohler e Kurt Koffka, em (1886-1941) baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram as bases de uma teoria eminentemente psicológica. Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de óptica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade.”
A PERCEPÇÃO
De acordo com (PIAGT 1958) “percepção é o conhecimento que temos dos objectos ou dos movimentos por contacto directo e actual. Segundo a Gestalt, as estruturas intelectuais preexistem no todo ou em parte, desde o primeiro momento, sob a forma de organizações comuns à percepção e ao pensamento. Essa teoria descreve as leis da estruturação do conjunto que regem tanto a percepção, a motricidade e as funções elementares, como o próprio raciocínio”.
“Os Gestalistas defendem que, o conhecimento do mundo e o comportamento humano, depende e varia de acordo com aquilo que se percepciona. Isto é de conjuntos organizados na sua totalidade assim actividade humana não deve ser considerada como um somatório de respostas a determinadas estímulos, mas uma organização determinada pelo mundo exterior, integra na totalidade do sujeito” Os gestalistas colocam

Relacionados