Abdome agudo hemorragico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 ABDOME AGUDO HEMORRÁGICO

2.1.1 Introdução

A hemorragia intra-abdominal espontânea é rara, especula-se que seja em torno de 2 % dos pacientes que procuram o setor de emergência com dor abdominal, apesar de incomum esta condição pode ser fatal. O conhecimento dos fatores de risco prévios e possíveis etiologias associado a um exame físico completo do paciente, facilita a assistênciamédico-hospitalar destes pacientes e melhora o prognóstico.
As causas de hemorragia abdominal são numerosas, dentre elas incluem traumatismo abdominal, ruptura de aneurisma da aorta ou de alguma artéria visceral, neoplasias malignas de vísceras sólidas, processos inflamatórios erosivos (pancreatite, pseudocisto) e nas mulheres sempre deve-se suspeitar de causas ginecológicas e/ou obstétricas.
A origemtem como distribuição: 26% fígado, 24% vasos abdominais (exceto aorta) e 21% ginecológicos. Cerca de 28 % incluíam doenças do sistema digestivo, rim, músculo ileopsoas e pâncreas, e em 1% a origem do sangramento não pode ser identificada.

2.1.2 Quadro Clinico

O sangramento intra-abdominal pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais frequente entre a quinta e sexta décadas de vida.A incidência é maior nos homens (2:1). A dor abdominal é o sintoma mais comum, sendo que a intensidade e localização irão depender da causa da hemorragia. A dor abdominal geralmente inicia de forma leve com progressão ao longo de horas, provavelmente por hemorrágica confinada ao foco e que se não for resolvido irá ocorrer expansão do hematoma, com distensão do peritônio, provocando quadrodoloroso. A medida que a intensidade da dor aumenta surgem náuseas e vômitos. Se a hemorragia cessar (38% dos pacientes) a dor pode até desaparecer.
O quadro hemodinâmico reflete a perda aguda de sangue, podendo evoluir para choque hemorrágico. Entretanto os sintomas variam conforme o volume perdido, a velocidade de perda e as condições do paciente. A perda de até 750 ml, é classificada como choqueclasse I, não altera a pressão arterial, nem a frequência cardíaca, porém pode ocasionar hipotensão postural. Já na perda entre 750 e 1,500 ml (choque classe II), o doente apresenta taquicardia, com pressão arterial normal. Sangramentos entre 1,500 e 2,000 ml (choque classe III), ocasionam hipotensão arterial e taquicardia, caracteriza instabilidade hemodinâmica. No choque classe IV, o volumesanguíneo é acima de 2,000 ml e a situação é de extrema gravidade. A presença de instabilidade hemodinâmica pode implicar em risco de vida e é necessário o controle cirúrgico imediato da hemorragia para prevenir maiores perdas.
Os sinais e sintomas de hemorragia intra-abdominal são incaracterísticos e podem passar despercebidos se o sangramento for lento ou a perda for menos de 15% da volemia. Nahemorragia súbita, maciça e continua, o paciente apresenta-se letárgico ou comatoso, com pele pálida e lívida. O pulso é rápido e fino, a respiração é superficial e irregular, a pressão arterial é inaudível. Deve se optar por medidas de reanimação, seguidas de cirurgia de urgência para interromper imediatamente o sangramento.
No exame físico do abdome, deve-se buscar sinais de irritação peritoneal, assimcomo a presença de visceromegalias, de massas palpáveis pulsáteis ou não, de sopros tanto na face anterior do abdome como no dorso. Equimoses na cicatriz umbilical, sinal de Cullen, descrito na gravidez ectópica ou na região dos flancos, sinal de Gray-Turney, descrito na pancreatite aguda, sugerem hemorragia intraperitoneal e retroperitoneal, respectivamente. A obtenção da história e do examefísico permite suspeitar da presença do abdome agudo hemorrágico e de sua possível etiologia, orientando os procedimentos de reanimação e as etapas diagnósticas e terapêuticas posteriores.

2.1.3 Exames

Os exames laboratoriais podem ser importantes para avaliar as repercussões fisiológicas do sangramento. Se a hemorragia for em quantidade considerável e se houver tempo suficiente...
tracking img