Abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia e analise o Estudo de Caso do Atacadista Martins e responda as seguintes questões:
1) Descreva de forma resumida, a empresa e sua posição na cadeia de suprimentos.
2) Identifique os serviçosprestados pelo Atacadista Martins, citando a área responsável pelo serviço.
3) Com o objetivo de agregar valor aos serviços prestados aos clientes, o Atacadista Martins montou uma estrutura logísticacom características próprias. Identifique-as.
4) Atacadista Martins – Maior Atacadista do Brasil – R$ 3,4 bilhões\ano (2007), 106º no ranking das 500 da EXAME 18ª. – Comércio por vendas. Qual é asituação em 2013?
A Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A

Figura 1: A Logística da Martins no Brasil
(100% dos 5.577 Municípios Brasileiros atendidos no mínimo uma vez por semana).

NoBrasil, um dos exemplos mais marcantes do uso da logística como instrumento da estratégia de marketing é o atacadista Martins, de Uberlândia – MG, que com pouco mais de três décadas, transformou-se depequeno comércio restrito a uma cidade de porte médio no interior do país, no maior e mais conhecido atacadista, distribuidor do Brasil, com uma cobertura em todo o território nacional.

Alogística da Martins Comércio e Serviços de Distribuição, a maior empresa no setor de atacadista da América Latina, envolve a entrega de mais de 20 mil itens diferentes a 180 mil clientes cadastrados,utilizando aproximadamente 2.500 veículos. A sua infraestrutura logística é formada por 44 centros de distribuição avançados e 5 centros de armazenagem e distribuição, localizados em São Paulo, Rio deJaneiro, Brasília, Uberlândia e João Pessoa, somando ao todo, aproximadamente 200.000 m2, suficiente para estocar cerca de 150.000 paletes.

A seguir demonstramos as principais características daestratégia comercial da Martins, assim como o papel desempenhado pela logística em sua estratégia de sucesso:

Estoque centralizado em um único centro de distribuição, o que permite aumentar a...
tracking img