abcde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIFACS
UNIVERSIDADE SALVADOR
Laureate INTERNATIONAL
EEC – Escola de Engenharia Civil
Disciplina:
Mecânica dos solos I
Curso:
Engenharia Civil/ Turma de Quinta
Professor(a):
Lucas do Nascimento
Aluno(a):
Daniel Campos França
Matrícula:
020101184
Valor total da avaliação:
10 (Peso 2,5)

Atividade referente a segunda parte da 2 ª avaliação.
Data da entrega: 26-06-2014Questão – 01(Valor 1,25) Por que deve-se compactar o solo na obra nas denominadas condições ótimas ?

É denominado teor de umidade ótima de compactação, o respectivo teor de umidade onde se encontra as condições para se obter melhor adensamento, de acordo com a relação entre o tipo de solo e o esforço de compactação. Devido a tais condições, a porosidade do solo apresenta-se em menoresproporções, o que torna o mesmo um material mais resistente e de maior durabilidade, tornando-se assim mais indicado para os suportar os esforços provenientes da construção

Questão – 02 (Valor 1,25) Por que não é vantajoso compactar o solo com uma umidade baixa, onde ele apresenta maior resistência inicial?

Ao compactar o solo com baixo teor de umidade, o mesmo apresentará uma maior resistênciainicial, porém acompanhada de um menor peso específico, tornando-o um solo de maior porosidade. Tais condições associadas a condições climáticas desfavoráveis, como chuvas, levarão o solo a absorver uma maior quantidade de água, devido ao seu índice de vazios, elevando significativamente seu teor de umidade, logo, saturando-se, o que levará a uma queda também significativa na resistência do material.Questão – 03 (Valor 1,25) O que acontece com os valores da umidade ótima e do peso específico seco máximo, para um mesmo solo, à medida que aumenta a energia de compactação?

Ao aumentar a energia de compactação de um solo, o mesmo apresentará maior peso específico seco e menor teor de umidade ótima. Combinando uma alta energia de compactação a elevados valores de umidade, pode levar aocorrência de laminação.






Questão – 04 (Valor 1,25) O que você sabe sobre os seguintes termos?

a) Superfície específica

Refere-se à quantidade de área superficial que pode ser encontrada em determinada unidade de massa de um respectivo material. Expressa-se em unidade de área por unidade de massa, por exemplo: m²/g.

b) Estrutura indeformada e amolgada

A estrutura indeformada éaquela que ao ser deformada em alguma de suas direções, perde seu teor de umidade. A estrutura amolgada apresenta um comportamento diferente da indeformada, sendo que ao ser deformada em qualquer uma de suas direções, o seu teor de umidade se mantem o mesmo.

c) Tixotropia

Denomina-se tixotropia a recuperação da resistência coesiva de um solo, quando colocado em repouso, sendo a perda deresistência causada através do amolgamento, que causa o desequilíbrio das forças entre as partículas. Sendo assim o repouso desse solo faz com que as ligações anteriormente encontradas se recomponham.

d) Sensibilidade

A destruição da estrutura original de um solo leva o mesmo a sofrer uma perda de resistência. Denomina-se essa perda de sensibilidade do solo. A sensibilidade é definida pelarazão entre a resistência a compressão de uma amostra em seu estado indeformado e a resistência a compressão de uma amostra em estado amolgado, sendo que ambas as amostras precisam estar com o mesmo teor de umidade.

e) Atividade

A atividade de um solo é a razão entre seu índice de plasticidade e a % fração de partículas menores que 0,002mm. Esta propriedade define-se de acordo com os tipo deargilo-minerais presentes no solo. Os solos podem ser classificados como inativos, se o seu índice de atividade estiver abaixo de 0,75; mediamente ativos se estiver entre 0,75 e 1,25; e ativos se estiverem acima de 1,25. As atividades físicas e químicas decorrentes das cargas negativas encontradas na superfície das partículas, cuja a intensidade depende das características do argilo-mineral...
tracking img