abcde 12345633

19983 palavras 80 páginas
Francisco Cabral Cordovil*

AnáliseSocial,vol. xxviii (121), 1993 (2.0), 187-233

A (socio)economia da agricultura portuguesa nos anos 80: factos e ideias

Neste artigo discutem-se os contributos das correntes de pensamento que em Portugal se têm interessado pelo estudo das estruturas da economia da produção agrícola e dos comportamentos económicos dos agricultores.
Não se pretende oferecer uma panorâmica exaustiva. Seleccionaram-se apenas algumas posições que se julgam mais significativas e que estão mais directamente relacionadas com o trabalho que me ocupou nestes últimos anos.

1. «SISTEMAS DE AGRICULTURA» E POLÍTICA ECONÓMICA
Em 1987 foi publicado o livro Portuguese Agriculture in Transition. Apresentado em língua inglesa, constitui uma obra colectiva de nove investigadores, oito deles norte-americanos e um outro português. Este livro veio divulgar as metodologias e resultados de investigação de um projecto desenvolvido desde início dos anos 80, mercê da cooperação entre diversas instituições norte-americanas e portuguesas (cf. Pearson, Avillez et al, 1987,
11-12). O grupo constituído para este efeito é referenciado como «Arizona-Stanford Policy and Economic Studies Team of PROCALFER», ou, abreviadamente, PES.
Em meu entender, Portuguese Agriculture in Transition constitui a obra mais significativa publicada nos anos 80 sobre, a economia agrícola portuguesa: primeiro, porque propõe uma metodologia para análise económica integrada dos «sistemas» de produção agrícola e das políticas que os influenciam; depois, porque discute em detalhe os desafios e impactos suscitados pela integração de Portugal na Comunidade Económica Europeia, procurando identificar os principais pontos críticos (sistemas de agricultura/regiões) daí resultantes; finalmente, porque procede a uma avaliação da política agrária desenvolvida em Portugal no passado e defende uma estratégia para a sua condução no futuro.

* ISCTE — Instituto de Ciências do Trabalho e da

Relacionados