Abc telefônica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Esta produção textual visa discutir a importância da logística reversa que trata do retorno dos subprodutos não utilizados, por meio de canais de distribuição fazendo o planejamento, implementando e controlando o fluxo inverso ao que foi produzido.
Nos dias de hoje, levando-se em conta a agilidade e rapidez com que um produto chega ao mercado, o rápido avanço tecnológico, aalta competitividade das empresas e o crescimento da consciência ecológica quanto às conseqüências provocadas pelos descartes dos subprodutos no meio ambiente, estão contribuindo para a adoção de novos comportamentos por parte das organizações e da sociedade de um modo geral, o que acarreta uma grande valorização dos processos de retorno dos produtos descartados no meio ambiente.
Nota-se que apreocupação cada vez mais presente na gestão das empresas, não se limita apenas à logística reversa, mas também os assuntos ligados diretamente à “logística verde”, como é conhecida em Gestão Ambiental, pois de qualquer forma, a grande preocupação se dá com o retorno dos seus produtos, não deixando que o Meio Ambiente seja cada vez mais degradado com seu descarte incorreto.

2. DESENVOLVIMENTO

Alogística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo, ou seja, é o fluxo inverso ao que foi produzido. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos nas indústrias de bebidas, com a reutilização de seus vasilhames, onde o produto chegava ao consumidor e retornava aoseu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final. Esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis. Contudo, empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental, também conhecida como "logística verde", começaram a reciclar materiais e embalagensdescartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas e caixas de papelão, entre outras, que passaram a se destacar como matéria-prima e deixaram de ser tratadas como lixo. Dessa forma, podemos observar a logística reversa no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam a diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima.
Esses processos de logística reversa têm trazidoconsideráveis retornos para as empresas. O reaproveitamento de materiais e a economia com embalagens retornáveis têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas e esforços em desenvolvimento e melhoria nos processos de logística reversa. Também não podemos ignorar os custos que o processo de logística reversa pode acarretar para as empresas, quando não é feito de forma intencional, isto é,percebemos que a logística reversa é utilizada em prol da empresa, transformando materiais, que seriam inutilizados, em matéria-prima, reduzindo assim, os custos para a empresa. Verificamos que, atualmente, os clientes valorizam empresas que possuem políticas de retorno de produtos. Este processo envolve uma estrutura para recebimento, classificação e expedição de produtos retornados, bem comoum novo processo no caso de uma nova saída desse mesmo produto. Dessa forma, empresas que possuem um processo de logística reversa bem gerido tendem a se sobressair no mercado, uma vez que podem atender aos seus clientes de forma melhor e diferenciada de seus concorrentes.
Podemos notar que recentemente, as empresas em sua grande maioria, estão cada vez mais acompanhando o ciclo de vida de seusprodutos, tornando-se cada vez mais claro quando observamos um crescimento considerável no número de empresas que trabalham com reciclagem de materiais. Um exemplo dessa preocupação consiste em coleta de latas de alumínio e garrafas PET, para posterior reciclagem, e que tem como bases de sustentação para o sucesso do negócio a automação e uma eficiente operação de logística reversa. As novas...
tracking img