Abc do mess

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABC do MESS

APRESENTAÇÃO

Este material tem como objetivo fazer conhecido a estrutura e organização do Movimento Estudantil em Serviço Social – MESS. Neste sentido, contará um pouco sobre a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social - ENESSO, umas das instâncias políticas organizativas da qual você irá conhecer durante sua passagem pelo curso de Serviço Social.
Nosso ponto departida é o esclarecimento de que a ENESSO somos todas e todos nós. Devendo trabalhar juntos, os Centros e Diretórios Acadêmicos - CAs e DAs, os Conselhos de Representantes de Turma – CORETUR, os Secretários de Escola, a Representação Estudantil Regional e/ou Nacional em ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), a Representação Estudantil Nacional e/ou Regional da ENESSO,participando sempre das atividades, fóruns e discussões do MESS, na luta pela transformação societária tendo em vista a perspectiva da emancipação humana.
O Movimento Estudantil é um movimento social e se caracteriza por ser um movimento policlassista e seus atores constantemente renovados, compreendendo os anos necessários para concretização do curso.
Desse modo, entendemos que o processo deorganização tem importância fundamental na Formação Profissional e Política dos estudantes e no fortalecimento das lutas e resistência contra o desmonte do Ensino Superior deflagrado pelos organismos internacionais e operacionalizado pelo Ministério da Educação – MEC.
O Movimento Estudantil é um Movimento Social com caráter questionador da ordem vigente, a ordem capitalista. Compõe o Movimentode Educação na luta por uma Universidade Pública, Laica, Gratuita, de Qualidade e Socialmente referenciada, ou seja, uma Universidade para a classe trabalhadora. Lutamos pela democratização das Universidades com garantia não só ao acesso, mas também a permanência, através da Assistência Estudantil.
A organização estudantil é garantida por lei, e deve sempre ser autonoma a qualquer governo,reitoria, partido politico etc. O Movimento Estudantil se subdivide em Movimento Geral, Movimento de base e Movimento de área.
Logo, reafirmamos nosso compromisso com a direção social e política engendrada pela teoria social crítica e resistência aos ardis do Capitalismo Monopolista Contemporâneo, em busca de processos sociais que respondam aos interesses de uma Formação Profissional e Política emconsonância com os interesses da classe trabalhadora.

MOVIMENTO ESTUDANTIL GERAL

Existem vários grupos que propõem e disputam as entidades estudantis, pois criam e pensam diferentes maneiras de dirigir as lutas estudantis. As entidades representativas do Movimento Geral são:

UNE - União Nacional dos Estudantis existe há 70 anos e representa todos os cursos e faculdades em âmbito nacional.Sua função é defender os interesses de todas e todos estudantes. Não existe filiação a UNE, todas e todos estudantes são considerados membros da UNE.
UEE - União Estadual dos Estudantes representa todas e todos estudantes de um estado. É responsável pelas mobilizações, campanhas e outras atividades de interesse estudantil.

DCE - Diretório Central dos Estudantes é o órgão máximo derepresentação estudantil dentro de uma Universidade. Geralmente trabalha junto as entidades de base, DAs e CAs, formando um conselho de entidades de base (CEB), que ajuda a tomar decisões e encampar lutas de forma articulada.

Entidades de Base

As entidades de Base são formadas pelos Centros Acadêmicos - CAs e Diretórios Acadêmicos - DAs e asseguradas pela lei n.º 7.395, de 31 de outubro de 1985, doartigo 4º da Constituição Federal: “Fica assegurado aos estudantes de cada curso de nível superior o direito a organização de Centros Acadêmicos ou Diretórios Acadêmicos, como suas entidades representativas”.

Definição

Definimos o C.A/D.A como uma entidade de base, representativa, autônoma, enfim ele é um movimento social. Dentro da organização do Movimento Estudantil - M.E, é a instância de...
tracking img