Abate de bovinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abate de bovinos:

1. Carregamento dos animais: os animais devem ser carregados no momento que serão transportados e isso tem que ser nas horas mais amenas do dia.
2. Recepção dos bovinos noabatedouro: ao chegar no abatedouro os animais são colocados no curral de recepção, onde ficam em observação de sua saúde.
3. Dieta hídrica: para que ocorra a recuperação dos animais depois dotransporte eles precisam de um descanso para que seus níveis de adrenalina e de glicogênio voltem ao normal no sangue. O jejum também facilita a evisceração, pois diminui o conteúdo estomacal. A legislaçãodiz que o animal precisa ficar 24 horas quando a viagem for maior que duas horas, se for menos pode ser de 6 horas.
4. Lavagem dos animais: após o período de descanso os animais são levados porrampa ao boxe de atordoamento e nessa rampa é feito a lavagem do animal. Objetivos: limpar o animal antes do abate, acalmar o animal antes do abate.
5. Insensibilização: feito por meio mecânico, e tempor função deixar o animal inconsciente até o fim da sangria.
6. Sangria: é feita logo após a insensibilização, feito com um corte nos grandes vasos do pescoço.
7. Esfola e Remoção da cabeça:Antes da remoção da pele, para aproveitamento dos mocotós, corta-se as patas dianteiras. Amarra-se para evitar a contaminação da carcaça, o ânus e a bexiga. A pele é retirada pós ter sido cortado comfacas em pontos certos.
8. Evisceração: As carcaças são abertas e são retiradas as vísceras. Após lavagem, utilizando água quente, as carcaças são levadas para refrigeração.
9. Refrigeração: Asmeias carcaças são resfriadas para diminuir possível crescimento microbiano (conservação). Para reduzir a temperatura interna para menos 7 graus, elas são resfriadas em câmaras frias com temperaturade 0 a 4 graus. O tempo normal varia de 24 a 48 horas.

Transporte

Recepção nos currais

Condução e lavagem dos animais

Insensibilização

Sangria

Esfola (remoção da pele, cabeça e cascos)...
tracking img