abapai

2534 palavras 11 páginas
O sistema capitalista desde 2008 está sofrendo sua maior crise desde 1929. Essa crise abalou e continua abalando os alicerces econômicos e sociais em todos os países, especialmente os do centro do capitalismo (Estados Unidos e Europa), cujas políticas econômicas se assentaram num sistema financeiro que, pela exacerbação da oferta de crédito, induziu as pessoas a gastarem muito acima dos rendimentos que auferiam. A expressão máxima disso se deu nos Estados Unidos com a eclosão da crise do subprime.
Esse excesso de gastos, sem lastro em ganho real, endividou por longo período a população desses países, que desde então, passou a consumir dentro dos limites de seus ganhos, deixando como rastro a paralisia do mercado interno com vasto contingente de desempregados e com crescimento da tensão social.
Os países emergentes acusaram o golpe pela retração das exportações aos países do centro do capitalismo, sendo mais afetados aqueles cuja exportação tem maior participação na sua produção.
Após o forte impacto na redução do crescimento ocorrida em 2009, os países conseguiramreagir em 2010, via políticas anticíclicas, com predominância na reativação do consumo, como no Brasil, ou em programas de investimentos feitos pelo governo, como no caso da China, ou ainda em injeções de liquidez para salvar o sistema financeiro e desvalorizar a moeda para ativar exportações, como nos Estados Unidos, países da Eurozona e Japão.
Após o suspiro no crescimento econômico de 2010 começaram a se fazer sentir as sequelas da crise de 2008, já no início de 2011, nos países da Eurozona, especialmente na Grécia, Irlanda, Portugal e, mais tarde Espanha e Itália. Esses países sofreram e, ainda sofrem, as fragilidades dos seus sistemas financeiros, cheio de créditos podres, compostos em sua maioria de títulos soberanos. O setor público atolado em dívidas e déficits fiscais elevados, foi obrigado a buscar socorro para tentar pagar os empréstimos.
O "socorro" a esses países veio da troika,

Relacionados

  • teatro
    710 palavras | 3 páginas
  • teatro
    807 palavras | 4 páginas