Abandono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Explique as duas fases do estado colonial segundo Nelson Wemegk Sodré?
Resposta: A primeira fase decorreu do inicio da colonização com o estabelecimento do regime das capitanias hereditárias ate o advento da mineração, já a segunda do advento da mineração á chegada da corte de D. João ao Brasil.

2. Em que consistia o aparelho estatal mínimo?
Resposta: consiste em linhas muito simples,quase reduzindo as funções tributárias, e assim permitindo e estimulando desde os primeiros dias a evasão, a fuga ao fisco, a sonegação sistemática.

3. Por que o estado colonial é considerado ausente na primeira fase colonial (fase do ouro branco) do açúcar?
Resposta: O estado colonial era considerado ausente, pois os dois poderes são transferidos e se preocupam essencialmente com a arrecadação,que reparte poderes, no fim de coutas, e que permitia a dominação. O Estado ainda está mais ausente e distante no caso das estruturas inéditas e fluidas, que se articulam frouxamente nas áreas de economia pastorei solvia (a nordestina conserva um pouco os laços, embora atenuando, do privatismo absoluto da área agrícola que rodeia).

4. No seu entender porque o estado era mais ausente e distantena região amazônica e no nordeste. É possível relacionar com os dias atuais por quê?
Resposta: Por que em relações a Assis, as regiões e os Estados já eram transferidas, e sua preocupação era com a arrecadação, e que no fim, permite a dominação que se tornará.
5. O que significa ''um estado dentro do estado no vale amazônico''?
Resposta: Significa um estado presente atuante embora débil face aogigantismo geográfico a face de um Estado de linhas regidas das ordens missionárias edificando sobre uma população indígena.

6. Quais os dois poderes presentes no Brasil colonial explique-os?
Resposta : Os dois poderes era o do Estado e o do Senhor Feudal ,O do estado era através da atividade desenvolvida no litoral marítimo e no litoral.
O do senhor feudal representava o poder da ordemprivada.

7. Em seu entendimento porque ha o deslocamento da sede do governo da Bahia para o rio de janeiro¿
Resposta: O deslocamento ocorreu devido as ondas mineradoras ser mais próximas do Rio de Janeiro e devido ser a passagem de comitivas como a de D.João.

8. Como o autor expõe a ideologia das classes dominadas no Brasil colonial?
Resposta: A ideologia dos escravos se bifurcou entreos anseios, as vezes levado ao plano da luta pela liberdade.
9. Exponha sobre a camada média ou pequena burguesia do Brasil colonial.
Resposta: A constituição de 1824 criou um Estado de natureza autoritária dentro das instituições de aspecto liberal a contestação do período terminou excluindo grande parte da população o direito de participação na política.

10. Quando ocorreu o fim dochamado sistema colonial segundo o autor?
Resposta: o fim da colonização no primeiro caso ocorreu entre as ultimas décadas do século XVIII, independência das 13 colônias da America do norte, e primeiras décadas do séculos XIX, independência das colônias espanholas portuguesas da America.

11. O que significou a forma de organização política denominada república para o Brasil?
Resposta: foi oprocesso de avanço das relações capitalistas, pois quando esse avanço vai eliminando a herança colonial que o retardavel.
Para isso ocorre as mudanças e reformas,entre as quais destacam se a criação do mercado de trabalho,com amplianção do espaço de trabalho assalariado, foi por força de certas particularidades que o Brasil chegou a autonomia de forma bem diferente daquela como se processou naAmerica de origem espanhola.entre outras diferenças, coube-nos a de realizar a independência sob instituições que não estavam em nossas tradições.a tradição brasileira foi sempre republicana

12. Qual a importância da ampliação da área do estado, com a constituição de 1824?
Resposta: a mineração estabelecia condições novas,pois permitiu o aparecimento precoce de uma camada media, ou seja,...
tracking img