Abaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa
Ser empreendedor é um desafio aliciante, mas com bastantes riscos à mistura, e nem sempre é fácil. Normalmente existe uma tendência para confundir empreendedorismo, com empresário, e não é necessariamente a mesma coisa.
Há empresários que não resistem às crises, mas um bom empreendedor aproveita as crises para desenvolver as suas capacidades. E isto não se deve a nenhum conceito, outeoria de gestão. Tem a ver essencialmente com um velho provérbio que diz que ” a necessidade aguça o engenho”. Ou seja, em situações difíceis damos por nós a fazer coisas que não pensávamos ser possíveis, ou para as quais não nos sentíamos preparados.
Mas, vamos então falar de como ser empreendedor….
1 – Capacidade de análise
Uma das características de um bom empreendedor, é conseguir perceber ossinais de evolução de um determinado nicho de mercado, e fazer o seu trabalho de casa. Ou seja, estudar o mercado, e perceber quais as tendências em alta – onde apostar – e quais as tendências saturadas, ou em baixa – onde não apostar.
Desta forma, é tudo uma questão de se conseguir perceber onde se irá desenvolver a maior parte dos esforços, principalmente comerciais e de divulgação. Afinal se nãonos conhecerem, nem souberem que existimos de que adianta ter uma ideia brilhante, um produto inovador, ou um serviço diferente?
2 – Correr Riscos
Saber correr riscos, é uma virtude. Só testando e errando é que conseguimos saber se estamos a  fazer bem ou mal. Por outro lado, a capacidade de se assumir riscos é algo que deve ser desenvolvido, ou corre-se o risco de se deixar passar a oportunidade.Não se pretende que o risco seja uma forma de vida, mas é importante reconhecer que qualquer tomada de decisão pode comprometer os esforços de meses e ser arruinada em poucos dias.
3 – As parcerias são importantes
Um dos maiores erros que acontecem com frequência é pensar-se que se está sozinho contra o mundo. Nada mais errado! O segredo para um desenvolvimento de sucesso passa peloestabelecimento de parcerias vantajosas para ambas as partes. Assim, quantos mais se juntarem mais fácil é o desenvolvimento e a penetração em mercados diferentes.
Podem sempre ler mais sobre como estabelecer parcerias de sucesso, que foi um artigo que escrevi já há cerca de um ano aqui no blogue.
Por isso, estimular parceiros, e que saibam sustentar o nosso crescimento, é um dos factores a ter em conta. Afinalo sucesso depende cada vez mais da nossa capacidade de networking, e de darmos a conhecer o que fazemos, com quem fazemos, e porque o fazemos.
4 – Aprender a Aprender
Não deveria se necessário falar disto, mas é tão óbvio, que a tendência será para se esquecer. Um bom empreendedor está em processo de constante aprendizagem, e deve aprender a aprender, ou seja, de ve conseguir separar o que éimportante do que é acessório.
Só assim, pode estar sempre a par das últimas novidades, e dos conceitos que melhor se integrem no seu projecto. Se não se perceber nada de tecnologia, não adianta tentar desenvolver projectos nessa área.
5 -  Capacidade de Crítica
Se saber falar (ou escrever) é bom, saber escutar é ainda melhor, porque permite que se perceba quais os erros que não vemos (ou nãoqueremos ver). Saber aceitar uma critica, e perceber que a critica construtiva é uma forma de melhorar o crescimento e o desenvolvimento de qualquer projecto, é meio caminho andado para o sucesso.
Afinal de que serve menosprezar os clientes? Serve apenas para uma função, que é a de terminar o projecto sem sucesso.
Deve-se sempre procurar a interacção com os nossos potenciais clientes, pois só assim é queconseguimos perceber se a nossa mensagem estrá a ser captada e de forma eficaz.
6 – Saber pensar a longo prazo
São poucos (ou nenhum) os projectos que dão dividendos a curto prazo. Com em tudo na vida, saber esperar é um virtude! Desta forma, é necessário estar capacitado de que o sucesso só se alcança a médio e/ou longo prazo, e que sem um trabalho continuado de reforço não se consegue nada....
tracking img