aamakxbsjsxb

1103 palavras 5 páginas
Falas – Seminário de Português
Linguagem verbal e não verbal
CLARA: Comunicação é o processo de troca de informações entre um emissor e um receptor. Um dos aspectos que pode interferir nesse processo é o código a ser utilizado, que deve ser entendível para ambos.

BEATRIZ: Quando falamos com alguém, lemos um livro ou revista, estamos utilizando a palavra como código. Esse tipo de linguagem é conhecido como linguagem verbal, sendo a palavra escrita ou falada, a forma pela qual nos comunicamos. Certamente, essa é a linguagem mais comum no nosso dia a dia. Quando alguém escreve um texto, por exemplo, está usando a linguagem verbal, ou seja, está transmitindo informações através das palavras.

JHONATAN: A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não verbal. Nesse caso, o código a ser utilizado é a simbologia. A linguagem não verbal também é constituída por gestos, tom de voz, postura corporal, etc. Se uma pessoa está dirigindo e vê que o sinal está vermelho, o que ela faz? Para. Isso é uma linguagem não verbal, pois ninguém falou ou estava escrito em algo que ela deveria parar, mas como ela conhece a simbologia utilizada, apenas o sinal da luz vermelha já é suficiente para compreender a mensagem.

MARCOS: Uma diferença entre os tipos de linguagens é que, enquanto a linguagem verbal é plenamente voluntária, a não verbal pode ser uma reação involuntária, provindo do inconsciente de quem se comunica.
Os signos visuais
CLARA: Os signos visuais são instrumentos de que a linguagem visual utiliza para transmitir uma informação ou mensagem, para indicar a alguém, ou alguma coisa.
Um signo visual só funciona se tiver um único significado, que se mantém durante muito tempo e é reconhecido pelos receptores.
Um exemplo é o símbolo representado ao partido Nazista que reconverteu um antigo sinal positivo num emblema político de força bruta,
GUILHERME: Ícones: são signos que representam um modelo imitativo

Relacionados