Aalegria alegria - leitura todo dia

2818 palavras 12 páginas
FTC EaD
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS

ALEGRIA, ALEGRIA, LEITURA TODO DIA!

ANDRÉA DOURADO BASTOS CONCEIÇÃO
CRISTIANE BARRETO ALMEIDA CARDOSO
CARLA DAIANA RODRIGUES DOURADO LUÍS FELIPE FONSECA FERNANDES

IBIPEBA/BA - 2008

AGRADECIMENTO

Agradecemos a Deus, causa primária de tudo; às nossas famílias, pelo apoio incondicional; aos tutores e professores, pela formação e incentivo e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização do presente trabalho.

ALEGRIA, ALEGRIA, LEITURA TODO DIA!

Problema

O Brasil tem hoje, no que se refere a práticas de leitura, um diagnóstico estatístico lamentável: “43 % das crianças e adolescentes brasileiros não lêem.” É o que demonstra uma pesquisa divulgada na revista Veja e comentada pelo site Folha de Contagem, que afirma ser “um desafio para a educação brasileira, principalmente na área pública, reverter essa situação e melhorar os índices de leitura no país.” Após a observação de uma aula de Português numa 5ª série de escola pública municipal de ensino fundamental, foi possível perceber um pouco desta realidade: não existe, dentro da sala, uma rotina de leitura. Sendo a escola, espaço privilegiado para que tais práticas se efetivem, faz-se necessário uma intervenção no sentido de contribuir para o despertamento do educando em relação ao ato de ler.

Público-alvo

Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental do Colégio Municipal Eufrásio Vilela Dourado – CMEVD, escola da rede pública municipal da cidade de Ibititá (BA) e alunos do 3º ciclo (5ª série) do ensino fundamental.

Justificativa

O presente Projeto surgiu após observação de uma aula de Língua Portuguesa na 5ª série do ensino fundamental, na rede pública municipal. Percebe-se que os alunos lêem muito pouco, apenas o que é solicitado pelo docente, no livro didático. Através de entrevista, realizada individualmente, os educandos

Relacionados

  • Resumo a experiência estética, fonte inesgotável de formação humana - alfonso lópez quintás
    2828 palavras | 12 páginas
  • Mateus comentado
    39116 palavras | 157 páginas
  • o livro de mormon
    404679 palavras | 1619 páginas
  • A UNICIDADE DE DEUS
    72897 palavras | 292 páginas