Aalegria alegria - leitura todo dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FTC EaD
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS –
PORTUGUÊS E INGLÊS

ALEGRIA, ALEGRIA, LEITURA TODO DIA!

ANDRÉA DOURADO BASTOS CONCEIÇÃO
CRISTIANE BARRETO ALMEIDA CARDOSO
CARLA DAIANA RODRIGUES DOURADO
LUÍS FELIPE FONSECA FERNANDES

IBIPEBA/BA - 2008

AGRADECIMENTO

Agradecemos a Deus, causa primária de tudo; às nossas famílias, pelo apoioincondicional; aos tutores e professores, pela formação e incentivo e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização do presente trabalho.

ALEGRIA, ALEGRIA, LEITURA TODO DIA!

Problema

O Brasil tem hoje, no que se refere a práticas de leitura, um diagnóstico estatístico lamentável: “43 % das crianças e adolescentes brasileiros não lêem.” É o que demonstra umapesquisa divulgada na revista Veja e comentada pelo site Folha de Contagem, que afirma ser “um desafio para a educação brasileira, principalmente na área pública, reverter essa situação e melhorar os índices de leitura no país.” Após a observação de uma aula de Português numa 5ª série de escola pública municipal de ensino fundamental, foi possível perceber um pouco desta realidade: não existe, dentroda sala, uma rotina de leitura. Sendo a escola, espaço privilegiado para que tais práticas se efetivem, faz-se necessário uma intervenção no sentido de contribuir para o despertamento do educando em relação ao ato de ler.

Público-alvo

Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental do Colégio Municipal Eufrásio Vilela Dourado – CMEVD, escola da rede pública municipal da cidadede Ibititá (BA) e alunos do 3º ciclo (5ª série) do ensino fundamental.

Justificativa

O presente Projeto surgiu após observação de uma aula de Língua Portuguesa na 5ª série do ensino fundamental, na rede pública municipal. Percebe-se que os alunos lêem muito pouco, apenas o que é solicitado pelo docente, no livro didático. Através de entrevista, realizada individualmente, os educandosdemonstram gostar de ler, mas não encontram muitas oportunidades, nem incentivo por parte de pais e professores; não possuem livros em sua casa, que são considerados artigos de luxo, haja vista a situação sócio-econômica das famílias, que se situa entre as mais desfavorecidas. Sendo assim, os alunos não têm hábito de leitura.
A falta de leitura é um problema generalizado nas escolas e as principaiscausas detectadas advêm de outras “faltas”: de interesse, de incentivo da família, do costume de ler desde cedo, de um contexto letrado, de prazer na leitura e de um exemplo de leitor... Analisando tais causas, selecionamos, para a elaboração do projeto, três que consideramos mais acessíveis e, portanto possíveis de serem contempladas favoravelmente, que são: o prazer de ler, fazendo deste ato umarotina, e o exemplo de bom leitor.
Normalmente, a leitura escolarizada é cobrada de forma sistemática, com outro objetivo que não o de simplesmente ler; ler por puro prazer na leitura, para adentrar outros mundos, alternativos, para dar asas à imaginação. A escola cobra a leitura de textos de forma descontextualizada, para identificar e “treinar” as regras gramaticais, numa proposta única eválida de interpretação, totalmente controlada pelo professor. Este mesmo professor, muitas vezes não se mostra como exemplo vivo de leitor, quase não lê na sala; conforme a fala de um Coordenador Pedagógico do município, há professores que afirmam nunca terem lido um livro em suas vidas.
Escolhemos, pois, a leitura compartilhada de bons textos e capítulos de livros, como atividadepermanente, que são situações didáticas propostas com regularidade e que atuam no sentido de promover um incentivo maior à leitura, tanto para o professor - que realizará a leitura para os discentes - quanto para os alunos, uma vez que constatamos a ausência desta atividade na aula observada. A escola é o lugar privilegiado para desenvolver o gosto e o prazer da leitura e o professor deve ser capaz de...
tracking img