Aacc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação no Brasil está cada vez mais precária, graças à falta de investimento do governo, se investe muito pouco na educação ou quase nada, tendo isso como uma dura realidade do nosso país ogoverno tenta melhorar essa situação, implantando um projeto chamado Cotas Universitárias.
As cotas universitárias é um projeto que prioriza os alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas,alunos de baixa renda, negros e indígenas.
A iniciativa partiu das universidades estaduais do Rio de Janeiro, que levantaram o debate público sobre o processo de aprovação e aplicação do sistema decotas em 2001, segundo o deputado Paulo Renato (PSDB-SP) acredita que esse será o critério mais eficiente para a redução da desigualdade social, já que segundo pesquisas, a situação financeira é o quedetermina o desemprego diferencial entre os estudantes, através do projeto de Lei nº 3.627, do Executivo Federal pelo menos 50% das vagas ficariam comprometidas e reservadas da seguinte forma: 20%para negros, 20% para estudantes da rede estadual e 5% para deficiente físico.
A intenção da lei é dar oportunidades para os jovens menos favorecidos financeiramente, que não tem condições de cursaremuma faculdade particular, a conquistarem o diploma de ensino superior de qualidade, para tentar acabar com as diferenças entre escolas particulares e escolas públicas.
O passado histórico deescravidão tem influencia sobre a implantação desse novo sistema de estudo, o reflexo da escravidão ainda é sentida nos dias de hoje, como nos tempos de escravidão os negros não tinham oportunidades, ascotas universitárias veio também com a intenção de corrigir um erro histórico.
O projeto causou repercussão, e dividiu opiniões, causando indignações para alguns e até manifesto em Defesa daConstitucionalidade das Cotas, alegando que ninguém deve ser favorecido por causa da cor de pele ou por condições financeiras. O debate sobre cotas de negros em colégios públicos e universidades não pode...
tracking img