AACC Artigo Cient fico OS PARADOXOS DA DEMOCRACIA

729 palavras 3 páginas
EAD - FILOSOFIA
AACC – Livro – Artigo Científico
ALUNO: ARMANDO DE JESUS GOUVÊA CABRAL
RA: 1105050

OS PARADOXOS DA DEMOCRACIA
O Autor do Excerto é Luís Mauro Martino, Doutor em Ciências Sociais pela
PUC/SP, pesquisador e bolsista na Universidade de East Anglia e Autor da Teoria da
Comunicação. No texto dia que a democracia no discurso é bem defendida, mas na prática se depara com conflitos de interesses numerosos, além da diversidade de interpretações. No discurso sobre a democracia e suas vertentes que quase sempre não passam de utopia, Martino diz ser democracia um governo do povo e para o povo, onde pelo sufrágio universal e com o direito a voto, se elege um presidente para governar os interesses do povo, contudo, às vezes estão em jogo interesses particulares em detrimento de interesses coletivos.
Citando o Autor um conto de Carlos Drumond Andrade, Governar. Traz a história de algumas crianças que estavam a brincar e do nada resolvem brincar de governar, elegem então Martin que passa a ser o presidente, imediatamente Martin começa a dar ordens, diz para seus amigos, vocês dois a partir de hoje vão fazer o meu dever de escola; vocês vão cuidar da minha segurança; vocês vão ficar responsável todos os dias por comprar meu lanche, e continua como se fosse escolhendo seus ministérios. De repente um deles pergunta, e como vamos arrumar dinheiro para seu lanche, Martin de pronto responde, cada um de vocês de agora em diante está obrigado a dar um cruzeiro para as despesas do governo, ou seja, institui impostos, contudo, um de seus amiguinhos se levanta e diz, assim vamos parar de brincar, você deve governar para o povo, ou seja, para nós todos e não só pra você, começa então uma revolução.
Não é diferente no mundo real.
No texto, o Autor cita o ditador Mobutu do Zaire, que enquanto a dívida do governo chegava a 12 bilhões de dólares, sua fortuna pessoal chegava a 07 bilhões. Cita também o ditador Muammar al-Kadhaf que intitulava seu governo como democrático, mais não

Relacionados