Aaaaaaaaaaaaaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA
ALUNAS: ADEILMA SOUZA DA SILVA
ALEXSANDRA MENDES CAETANO
ALINE DE SOUSA NASCIMENTO
LUCIVANIA DE MORAIS SOUZA
MANUELA CRELIER COSTA
MONIKY PAOLLA DE SOUSA PEREIRA
CURSO: TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES
TURNO: MANHÃ MODULO: III
PROFESSOR: EDVANILSON BASE: REDES DE COMPUTADORES

CAMPINA GRANDE
07 DE FEVEREIRO DE 2013
INTRODUÇÃO
O meio de transmissão de dadosserve para oferecer suporte ao fluxo de dados entre dois pontos. Computadores em rede ficam interligados por meio de fios elétricos, fibras ópticas, ondas de rádio ou raios de luz e nas redes com fio, pode-se utilizar o par trançado ou cabo coaxial.
. A escolha do meio de transmissão adequado às aplicações é extremamente importante não só pelos motivos mencionados acima, mas também pelo fato deque ele influencia diretamente no custo das interfaces com a rede.
Qualquer meio físico capaz de transportar informações eletromagnéticas é possível de ser usado em redes locais. Os mais comumente utilizados são o par trançado, o cabo coaxial e a fibra ótica, que são os chamados meios guiados. Sob circunstâncias especiais, radiodifusão, infravermelho e microondas, que são os meios não guiados,também são escolhas possíveis.

MEIO DE TRANSMISSÃO
Cabo Coaxial
O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.É constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. O conector utilizado nesse tipo de cabo é oBNC. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.
A principal razão da sua utilização deve-se ao fato de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir, por fenômenos de IEM ( Interferência Eletromagnéticas).
Os cabos coaxiais geralmente são usados em múltiplas aplicações desde áudio ate as linhas de transmissão defrequências da ordem dos gigahertz . A velocidade de transmissão é bastante elevada devido a tolerância aos ruídos graças à malha de proteção desses cabos.
PAR TRANÇADO
O cabo de par trançado é formado de pares de fios entrelaçados, separados por material isolante, que normalmente são recobertos por uma proteção de PVC).
Cabo de Par Trançado não Blindado (UTP)
É um cabo que combina quatro tipos depares de fios dentro da mesma capa externa. Cada par é trançado com um número diferente de voltas por polegada, esse trançamento evita o ruído elétrico dos pares adjacentes e de outras interferências do meio, embora ele pareça externamente com os cabos de telefone, estes não servem para transportar dados.
(CAT1): Consiste em um cabo blindado com dois pares trançados compostos por fios 26 AWG. Sãoutilizados por equipamentos de telecomunicação e rádio. Foi usado nas primeiras redes Token-ring mas não é aconselhável para uma rede par trançado. (CAT1 não é mais recomendado pela TIA/EIA).
(CAT2): É formado por pares de fios blindados (para voz) e pares de fios não blindados (para dados). Também foi projetado para antigas redes token ringE ARCnet chegando a velocidade de 4 Mbps. (CAT2 não émais recomendado pela TIA/EIA).
(CAT3): É um cabo não blindado (UTP) usado para dados de até 10Mbits com a capacidade de banda de até 16 MHz. Foi muito usado nas redes Ethernet criadas nos anos noventa (10BASET). Ele ainda pode ser usado para VOIP, rede de telefonia e redes de comunicação 10BASET e 100BASET4. (CAT3 é recomendado pela norma TIA/EIA-568-B).
(CAT4): É um cabo par trançado nãoblindado (UTP) que pode ser utilizado para transmitir dados a uma frequência de até 20 MHz e dados a 20 Mbps. Foi usado em redes que podem atuar com taxa de transmissão de até 20Mbps como token ring, 10BASET e 100BASET4. Não é mais utilizado pois foi substituido pelos cabos CAT5 e CAT5e. (CAT4 não é mais recomendado pela TIA/EIA).
(CAT5): usado em redes fast ethernet em frequências de até 100 MHz...
tracking img