Aaaaaaaaaaaaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NTRODUÇÃO À RETÓRICA
A arte da persuasão
11/Jul/98
Angélica Chiappetta

OLIVIER REBOUL
Olivier Reboul dá à retórica uma atualidade que resulta da aplicação do sistema aristotélico aosproblemas, critérios, gosto e solicitações contemporâneos. O livro mostra cinco enfoques complementares: uma breve história da retórica e também uma descrição do "sistema retórico"; uma apresentação metódicados "procedimentos retóricos"; a aplicação dessa discussão na "leitura retórica" de alguns textos e, como apêndice, um glossário com definições dos "termos técnicos retóricos". O livro trata, ainda, dealgo que poderia ser chamado de "filosofia da retórica" e em quase todos os casos usa "retórica" como adjetivo.
Definindo-a como "a arte de persuadir pelo discurso", adota o conceito de "auditóriouniversal" como ideal argumentativo que garante a moralidade do discurso e mostra a retórica como insidioso e inevitável substituto da demonstração no mundo sublunar das incertezas.
Além da funçãopersuasiva, a retórica tem também função hermenêutica, heurística e pedagógica. Sua função hermenêutica considera que o discurso não é um acontecimento isolado; o orador (ou seja, qualquer um que produzaum discurso) nunca está sozinho, exprime-se sempre em concordância com outros oradores ou em oposição a eles, sempre em função de outros discursos. Para ser bom orador é preciso saber para quem seestá falando, compreender o discurso do outro, seja ele manifesto ou latente, detectar suas "ciladas" (sic), pesar a força de seus argumentos e sobretudo captar o não-dito.
A função heurística é aquelaem que a retórica promove a descoberta e o conhecimento quando não é possível atingir a exatidão do conhecimento científico. A função pedagógica, aparentemente banida dos programas escolares no fimdo século 19, continua presente hoje, ainda que mesmo os professores não se dêem conta disso.
O autor narra a história da retórica como tendo um nascimento, um desenvolvimento, deslizamentos vários...
tracking img