Aaaaaaaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL LAURO GOMES

ORIENTAÇÕES PARA OS
PROFESSORES DA DISCIPLINA PTCC E DTCC


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC NO ENSINO TÉCNICO

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC configura-se em uma atividade escolar de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à área de formação profissional. Tal atividade, que representa o resultado de um estudo,revela conhecimento a respeito do tema escolhido, emanado do desenvolvimento dos diferentes Componentes Curriculares da Habilitação Profissional.

O TCC traz como proposta uma formação profissional pautada na interação da teoria com a prática, em um ensino reflexivo, baseado no processo de reflexão na ação, ou seja, um ensino cujo aprender por meio do fazer seja privilegiado; um ensino cujacapacidade de refletir seja constantemente estimulada a partir da interação professor-aluno em diferentes situações práticas. A perspectiva de desenvolvimento do TCC no ensino técnico permitirá a formação de profissionais criativos, que poderão dar conta das diferentes demandas que a prática profissional lhes impõe.

Torna-se necessária a vinculação do ensino oferecido no ambiente escolar com o mundodo trabalho e com a prática social do educando, de maneira a refletir a essência atribuída a todos os programas de formação profissional pela atual LDB.

OBJETIVOS DO TCC

Objetivo Geral

Promover a interação da teoria e da prática, do trabalho e da educação.


Objetivos Específicos

1. Oferecer educação profissional por meio de mecanismos que garantam a contextualização decurrículos;


2. Promover a efetiva interdisciplinariedade no desenvolvimento do trabalho;


3. Possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos, na própria escola ou nas instituições parceiras, permitindo a verificação do desempenho dos alunos, segundo as competências estabelecidas no Plano de Curso;

4. Proporcionar experiênciaspráticas específicas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos, promovendo a integração com o mundo do trabalho e o convívio sócio-profisisonal;

5. Propiciar ao aluno o domínio das bases norteadoras da profissão de forma ética e compatível com a realidade social, desenvolvendo valores inirentes à cultura do trabalho;

6. Promover a autonomia na atividade de produção deconhecimento científico.


A orientação do desenvolvimento do TCC ficará por conta do professor com aulas atribuídas nos componentes curriculares Planejamento do TCC e Desenvolvimento do TCC.

A orientação do trabalho deverá ser realizada dentro de um ambiente cooperativo, no qual professor e alunos desenvolvem o processo de investigação de problemas extraídos do contexto real da áreaprofissional, discutem resultados e constroem produtos educacionais, conjuntamente.

Nota-se, assim, que o conhecimento não deverá estar centrado unicamente na figura do professor, que assume o papel de mediador, direcionando e articulando as reflexões entre os alunos.

Dessa forma, um dos fundamentos principais do método a ser adotado no desenvolvimento do TCC é ensinar o aluno a aprender, criandooportunidades para ele busque o conhecimento em diferentes fontes e aplique-o em situações reais. Para tanto, dos professores, é esperada uma nova postura para condução do processo de ensino-aprendizagem.


























REGULAMENTO INTERNO – ETEC LAURO GOMES


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
Ensino Técnico

1º - A orientação dos trabalhos, entendidacomo processo de acompanhamento didático pedagógico, será de responsabilidade de todos os docentes da habilitação, cabendo aos responsáveis pelos componentes curriculares específicos do TCC a promoção da articulação e da integração dos demais componentes curriculares.

a) Os docentes do Componente Curricular específico do TCC terão como principais atribuições:

I. Definir a estrutura do...
tracking img