Aaaaaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 18

As Origens da Teoria da Contingência
A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas para analisar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Chegaram a uma conclusão que a estrutura da organização e seu funcionamento, dependem da interface e do ambiente externo.
Chandler realizou uma investigação e viu que asorganizações passaram por um processo histórico que envolveu quatro fases distintas:
Acumulação de Recursos, Racionalização do uso dos recursos, Continuação do crescimento e Racionalização do uso de recursos de expansão.
Pesquisa de Burns e Stalker, definius as organizações em “mecanísticas” e “orgânicas”.
As organizações mecanísticas apresentam as seguintes características:
* Estrutura burocráticaorganizada a partir de uma minuciosa divisão de trabalho. A organização se caracteriza por ciclos de actividades rotineiras que se repetem indefinidamente.
* Cargos ocupados por especialistas nas respectivas tarefas com atribuições fixas, definidas e delimitadas. Cada um executa sua tarefa como se fosse distinta e separada das demais.
* Centralização das decisões: tomadas somente pela cúpulada organização
* Hierarquia de autoridade rígida: com pouca permeabilidade entre os níveis hierárquicos, autoridade baseada na posição.
* Sistemas rígido de controle: com estreita amplitude administrativa pela qual cada supervisor tem um numero determinado de subordinados.
* Sistema simples de comunicação: o fluxo de informação quase sempre conduz mais ordens de cima para baixo do quedados e retorno de baixo para cima.
* Predomínio da interacção vertical: entre superior e subordinado.
* Ênfase nas regras e nos procedimentos: formalizados por escrito e que servem para definir os comportamentos das pessoas
* Ênfase nos princípios universais da gestão: princípios funcionam como norma sobre como a empresa deve ser organizada e dirigida.
* Na realidade a organizaçãomecanísticas funciona como um sistema mecânico, fechado e introspectivo, determinístico e racional, voltado para si mesmo e ignorando totalmente o que ocorre no ambiente externo que o envolver
As organizações orgânicas apresentam:
* Estrutura organizacional flexível e adaptável
* Os cargos são continuamente modificados e redefinidos
* Descentralização das decisões
* Hierarquiaflexível
* Amplitude de comando do supervisor e extensa
* Maior confiabilidade nas comunicações informais
* Predomínio da interacção lateral e horizontal
* Ênfase nos princípios do bom relacionamento humano
* Na realidade as organizações orgânicas funcionam como um sistema vivo, aberto e complexo, extrovertido e voltado principalmente para a sua interação com o ambiente externo.A adaptação e o ajustamento as demandas ambientais provocam constantes mudanças internas na organização.
Pesquisa de Lawrence e Lorsch
Concluiram que os problemas organizacionais básicos são a diferenciação e a integração
Diferenciação : Dividida em subsistemas ou departamentos, cada um reage somente àquela parte do ambiente que é relevante para a sua tarefa especializada. Se houverdiferenciação nos ambientes de tarefa ocorrera também na estrutura e na abordagem dos departamentos.
Integração: Refere=se ao processo oposto e é gerado por pressões vindas do ambiente da organização.
Pesquisa de Joan Woodward
Chegou a seguinte conclusão :
* O desenho organizacional é afetado pela tecnologia usada pela organização: as firmas de produção em massa bem-sucedidas tendiam a ser organizadaem linhas clássicas, com deveres e responsabilidades claramente definidos, unidade de comando, clara distinção entre linhas e staff e estreita amplitude de controle (5 a 6 subordinados para cada executivo). Na tecnologia de produção em massa, a forma burocrática de organização mostra-se associada ao sucesso. Porém, nos outros tipos de tecnologias – produção unitária e produção contínua – a...
tracking img